Se a sua empresa ainda não atende os clientes pela internet, está muito atrasada. Talvez você gerencie a página no Facebook e a conta no Instagram, mas demore três dias para responder. O anúncio recente de uma versão corporativa para o WhatsApp é um exemplo de ferramenta para ajudar as marcas nessa missão e comprova o quanto as empresas precisam evoluir nesse sentido.

 

Pensando nisso, compartilhamos algumas dicas para melhorar o atendimento de seus clientes na internet. Confira!

WhatsApp Business

Recentemente foi anunciado o lançamento da rede social mais famosa do Brasil, o WhatsApp, agora na versão business. O aplicativo ainda não chegou no Brasil, mas deve chegar nas próximas semanas, então veja as vantagens e prepare-se para utilizá-lo.

Funcionalidades do WhatsApp Business

WhatsApp business: o atendimento digital já é uma realidade

 

Algumas funcionalidades do app já foram divulgadas:

  • Mensagens automáticas: com horário de atendimento, respostas rápidas e de ausência
  • Segmentação por assunto
  • Detalhes da empresa: com email, endereço e site
  • Métricas de mensagens enviadas, entregues e lidas
  • Será possível usar o WhatsApp pessoal e o business no mesmo celular

 

3 bons motivos para usar o WhatsApp Business na sua empresa

1- Todo mundo usa

Segundo pesquisa, em 2017 o WhatsApp foi a rede social mais usada no país, seguido de Facebook, Instagram, Messenger e Twitter.

Onde os clientes estiverem, você precisa atendê-los, não é mesmo? É isso que torna a proposta deste aplicativo tão atrativa. Além do mais, muitas empresas já faziam atendimento pelo WhatsApp,  mesmo que de forma não tão profissional. Agora vai ficar ainda mais fácil gerenciar as mensagens.

2- Aumenta vendas

Com algumas boas práticas e táticas — por exemplo, pedindo autorização para seus clientes para mandar mensagens pelo WhatsApp, organizando os contatos por interesses, usando as listas de transmissão e atendendo bem o cliente — você terá uma boa ferramenta em mãos para aumentar as vendas da sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes.

3- Custo nulo

O aplicativo não cobra nada para seu uso na versão pessoal atualmente. Apesar de ser possível que a versão business tenha custos, em comparação com outras ferramentas de marketing o preço ainda deve ser uma vantagem.

 

Outras ferramentas para facilitar o atendimento digital

E já que atendimento digital deve ser uma realidade na sua empresa, veja outras ferramentas bem úteis nesse processo.

Chats no site

Existe uma variedade enorme de ferramentas para atendimento via chat no site. Se a sua empresa ainda não usa esta ferramenta por alguma razão específica, como não poder estar sempre online para responder, ou ainda por conta do investimento necessário, vale a pena pesquisar um pouco mais para encontrar a ferramenta que melhor se adequa ao seu negócio.

Facebook Messenger

Se a sua empresa tem uma página de Facebook, conversar com os clientes pelo Facebook Messenger é quase inevitável. Então, aqui vão algumas dicas podem facilitar a gestão deste chat:

 

  • Configurar uma mensagem instantânea para quando estiver ausente
  • Salvar mensagens com as respostas mais comuns, para agilizar as respostas
  • Se você vende diretamente pelo chat, pode usar a função “marcar uma conversa como paga”, para monitorar os pagamentos já recebidos
  • Usar a função “marcar um horário” se você precisar agendar um encontro, assim as pessoas recebem um lembrete da agenda

Chatbot

Um robô que responde as pessoas por você, seria um sonho? Baseados na inteligência artificial, os chatbots interagem com os usuários por meio de aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, Telegram, Whatsapp, entre outros.

 

Esta ferramenta pode ser mais simples, como os chatbots que funcionam baseados em regras, ou ainda num modelo mais sofisticado, no qual utilizam a inteligência artificial para interpretar os usuários e respondê-los de acordo.

 

As ferramentas estão cada vez mais simples e acessíveis e agilizam seu dia a dia no atendimento de clientes, fazendo você ganhar tempo e mais proximidade com seus consumidores. Será que não chegou a hora de escolher a ferramenta certa e melhorar o atendimento digital da sua empresa?

 

Tenha em mente que o seu cliente quer cada vez mais um atendimento rápido e atencioso. Aliás, você como cliente, também não busca isso? Use a tecnologia a seu favor e invista em abordagens mais personalizadas, o resultado vai ser incrível!