Com as mudanças no comportamento de consumo, tanto de produtos quanto de informação e conteúdo, as empresas tiveram que se adaptar para alcançar o público-alvo com mais efetividade e conquistá-lo. E esse é um dos motivos que faz de uma estratégia de inbound marketing algo tão necessário.

Materiais como e-books, blog posts, e-mail marketing e conteúdo exclusivo estão entre os mais usados para atrair e converter público, fechar vendas e encantar clientes. Mas também não se pode dispensar os webinars. Você sabe como aproveitar esse formato? Veja agora como o webinar pode ser usado no seu planejamento e o potencial que ele tem:

O que é webinar e por que investir nele?

Em um webinar, a empresa transmite ao vivo e online a apresentação de algum conteúdo sobre um tema ou produto, enquanto o público assiste de qualquer plataforma — com a otimização do canal pelo transmissor — e pode interagir com o vídeo por meio de caixa de comentários ou chat.

Com isso, a comunicação e a passagem da mensagem são dinâmicas e atrativas, e a organização ganha mais autoridade no assunto proposto. Tornando-se uma referência, ela gera mais leads qualificados e pode fidelizar seus clientes existentes.

Quais são as vantagens da ferramenta para geração de leads?

As características de transmissão ao vivo, interação e dinamismo do webinar diferenciam esse material dos demais dentro da estratégia de inbound marketing.

Por exemplo, para atrair e gerar leads, um seminário online com conteúdo voltado para topo de funil de vendas tem grande poder de produzir reconhecimento de marca e envolver pessoas, que podem ser conduzidas até as próximas etapas do funil. Na tarefa de gerar leads qualificados e oportunidades de negócios, o empreendimento pode investir em uma pauta mais específica sobre algum assunto ou seu mercado, citando sutilmente a empresa.

Fechar vendas e encantar

Já no fundo do funil — na última etapa da jornada de compra —, os webinars são ótimas formas de apresentar produtos e soluções aos leads qualificados que chegaram até ali. Também para essas pessoas, e para os clientes a serem fidelizados, a ferramenta pode ser segmentada em uma sessão de esclarecimento de dúvidas, por exemplo.

Como preparar um webinar de sucesso na sua estratégia de Inbound Marketing?

Para que se tenha os resultados e a efetividade citados acima, o webinar deve ser bem preparado e desenvolvido com metas definidas. O público-alvo precisa ser estabelecido de acordo com o estágio do funil e jornada do comprador, e a geração de leads ou conversão deles precisa ser delimitada.

Conteúdo

Definidos esses quesitos, é possível estruturar como será o seminário. O título precisa ser atrativo para que as pessoas percebam imediatamente as vantagens de vê-lo. E isso se estende ao conteúdo, que deve ser relevante para o público-alvo delimitado.

Além disso, alguns recursos visuais são bem-vindos para que não haja o risco de a apresentação se tornar monótona.

Linguagem

A linguagem deve estar de acordo com as pessoas a serem atingidas. E como o webinar é uma forma de conteúdo muito próxima e humana, estabelecer uma atmosfera cortês e se mostrar solicito aos espectadores devem ser aspectos explorados.

Interação

Além da interação ao vivo, pense em uma forma de relacionamento depois do webinar para que as pessoas possam opinar, sugerir pautas ou entrar em contato com a empresa. De preferência, com uma chamada para ação.

Como utilizar informações dos leads?

Antes da publicação, solicitar a inscrição é interessante para conseguir dados de contatos de leads e fazer chamadas para o evento. Essas informações podem ser usadas posteriormente para a divulgação de outros webinars e entrega de materiais ricos que ajudem a alimentar os leads e conduzi-los até a conversão.

Agora que você viu o que é necessário para criar um webinar de sucesso e quais são os benefícios, ponha em prática o uso dessa ferramenta e fortaleça sua estratégia de inbound marketing!

Tem mais alguma dúvida ou precisa de ajuda na produção de um seminário online? Deixe para a gente nos comentários.