O consumo crescente de conteúdos em vídeo vem evidenciando um fato interessante: este formato é atualmente uma das maiores tendências do marketing digital e será, em um futuro bem próximo, uma das grandes forças, senão a maior, para o engajamento e atração de novos clientes.

Por isso, hoje vamos mostrar porque o vídeo é uma das ferramentas mais promissoras para empresas de qualquer tamanho e segmento utilizarem em suas estratégias e campanhas de marketing. Confira!

Um foco mais próximo no cliente

O conteúdo em vídeo difere de outros tipos de investidas ao público por ser muito mais individualizado e alinhado às expectativas de sua persona. Por ter uma linguagem personalizada, o vídeo tira o foco do marketing de massa e coloca-o numa estratégia mais direcionada.

Isto acontece porque o vídeo oferece possibilidades de formatação muito mais impactantes do que outros tipos de mídias, constituindo-se em uma mistura única de informação audiovisual aliado a um texto e linguagem bem específicos. Desta forma, em vez de criar conteúdos genéricos e que apelam superficialmente a uma grande massa de pessoas, você tem em mãos uma poderosa maneira de instigar sua persona, já que o vídeo possui características peculiares que vão impactar positivamente os vários tipos de desejos de seu público, tanto no campo da imagem, do som, como no texto utilizado.

Conteúdo dinâmico e responsivo como destaque entre as tendências do marketing digital

Várias pesquisas vêm mostrando que um número crescente de pessoas estão preferindo consumir informações e entretenimento em vídeo ao invés de outras mídias. Isso explica o sucesso e a enorme influência dos canais mais bem-sucedidos do Youtube, em que milhões de pessoas são atingidas organicamente com vídeos de dez a vinte minutos.

Isso mostra que empresas — sejam elas de qualquer porte ou segmento de mercado — podem utilizar estratégias de marketing neste formato para interagir de uma maneira profunda com sua audiência, já que o vídeo carrega uma dose muito concentrada de poder informativo, expressão de linguagem e transmissão de valores. Some isso ao caráter extremamente dinâmico e o baixo custo de investimento desta mídia e você começa a entender o poder do vídeo.

Feche de vez a ponte de diálogo com seu público

Talvez o melhor lugar para investir em estratégias de vídeo seja no fundo do seu funil de vendas. Isto acontece por que ao interagir com um público já previamente educado, nutrido e ciente de suas expectativas, você precisa de uma estratégia definitiva para cimentar seu diálogo e aumentar suas chances de conversão.

Por isso, o vídeo se mostra como uma excelente maneira de impressionar e convencer de vez sua audiência sobre os valores de sua empresa, a eficácia de suas soluções e o impacto que sua empresa pode ter em suas vidas.

Uma poderosa ferramenta de Inbound Marketing

Por tudo que mostramos anteriormente e por vários outros motivos, o vídeo vem se mostrando uma das plataformas mais expressivas para o Inbound Marketing. Isso acontece devido à enorme dinamicidade desta mídia, que é carregada de potencial informativo e expressivo.

Uma das características mais importantes do público das mídias digitais atuais é sua enorme responsividade a conteúdos audiovisuais dinâmicos e concentrados. Em suma, existem grandes chances de sua audiência querer um meio de informação mais rápido, potente e personalizado — e o vídeo é exatamente isso.

E aí, convencido de que o vídeo é uma das mais poderosas tendências do marketing digital? Por que você não compartilha estas dicas com seus amigos nas redes sociais para mais pessoas ficarem por dentro? Até a próxima!