O marketing de conteúdo já deixou de ser novidade e tem dado ótimos resultados no processo de atração e vendas em empresas de todo tipo. O próximo passo é amadurecer a qualidade desse conteúdo, e o uso de vídeo certamente faz parte disso. Veja como ele pode ser um recurso valioso na sua estratégia de conteúdo!

Por que investir em vídeos no marketing de conteúdo

Talvez você esteja se perguntando se vale mesmo a pena se arriscar com vídeos, ainda mais se já tiver um planejamento até certo ponto consolidado. Mas veja 3 motivos para considerar seriamente essa ferramenta:

São facilmente assimilados

Sabe quando dizem que uma imagem vale mais que mil palavras? Então, quanto será que vale um vídeo? O ponto é: alguns conceitos são mais fáceis de entender quando vistos na prática, em comparação a uma ideia escrita.

São fáceis de compartilhar

É verdade que compartilhar um artigo hoje em dia também é muito simples, mas as pessoas em geral preferem compartilhar vídeos do que textos, pela atenção que chamam e a chance de que outros se interessem por eles ser maior.

Deixam uma forte impressão

O impacto de algo que vemos e ouvimos muitas vezes deixa uma impressão mental mais forte e duradoura do que algo lido. Se pensar bem, é esse mesmo princípio que nos faz usar imagens nas postagens, então por que não ir além e incluir algo ainda mais poderoso, como os vídeos?

Como incluir os vídeos no seu planejamento

É claro que não estamos dizendo para você abandonar os posts escritos, pois eles são uma ferramenta fantástica. Pelo contrário, a ideia é justamente torná-los mais relevantes e atrativos, e com o uso de vídeos é isso que acontece. O segredo é ter equilíbrio e usar as opções disponíveis de acordo com o que se encaixa melhor com seu público e objetivos.

Quais são as possibilidades do vídeo no marketing de conteúdo

Há muitas formas de incluir o uso de vídeos no conteúdo, e separamos pelo menos 3 delas que você certamente vai gostar:

Como peças institucionais

Que tal usar vídeos para mostrar os depoimentos de clientes satisfeitos, ou mostrar um pouco mais de como os produtos são feitos e princípios que estão por trás de cada decisão, por exemplo? Esse tipo de ação pode aproximar a audiência e fazê-la se interessar mais pela marca à medida que passa a conhecê-la melhor.

Como fonte de ensino

Além disso, o principal elemento do marketing de conteúdo é produzir material relevante sobre coisas que interessem seus clientes em potencial. Sendo assim, crie tutoriais, apresente dicas, responda a dúvidas comuns. Há uma série de maneiras de usar os vídeos para ensinar com qualidade.

Curtos ou longos, você decide

A flexibilidade não está só no assunto, mas também no tempo de cada vídeo: desde cursos online em diversas partes, até vídeos de poucos segundos no Vine e Instagram, por exemplo, é possível mesclar diversas opções, dependendo do objetivo.

Realmente, o uso de vídeo só vai enriquecer a sua estratégia de marketing de conteúdo, aumentando o interesse e a participação do público e abrindo novas possibilidades para a sua empresa. Tudo isso de forma personalizada e extremamente social, justamente o que se pede de um bom planejamento de negócios hoje em dia.

Quer continuar aprendendo como produzir conteúdo cada vez melhor? Baixe o e-book “10 super dicas para começar a produzir conteúdo de tecnologia”!