Você que já sabe da importância de gerar leads para o seu negócio, agora vai saber como fazer isso utilizando uma plataforma bem popular no mundo virtual, através de vídeos no Youtube. Apesar do seu principal objetivo ser atrair audiência e transmitir conhecimentos e entretenimento, esse site também pode ser uma poderosa ferramenta para capturar leads.

Pense bem, se a pessoa assistiu todo o seu vídeo é porque está interessada no seu trabalho e pode se tornar um consumidor fiel, certo? E como você pode convertê-la para uma lista de clientes? Observe as dicas abaixo e coloque em prática agora mesmo!

Priorize a qualidade

Para que você vai fazer esse vídeo no Youtube? O conteúdo é relevante? Planeje bem os seus objetivos e recursos ao fazer um filme, tenha um roteiro, programe como vai ser a gravação, atente-se aos equipamentos, que não precisam ser sofisticados, afinal, hoje em dia qualquer smartphone possui câmera bem potente, alguns, inclusive, filmam em HD. Grave quantas vezes forem necessárias e edite o material já pronto. Se não souber editar de forma satisfatória, procure alguém que realmente entenda ou faça um bom curso de edição.

Insira anotações

Por ser uma ferramenta já incluída no Youtube e que redireciona a pessoa que assiste o vídeo para algum link específico, as anotações podem auxiliar bastante na geração de leads para o seu produto. Como precisa de aprovação do Google, é fundamental se certificar que o domínio do site realmente é seu e confirmar que não se trata de spam. Uma boa maneira de evitar bloqueios é autenticar o domínio de modo que ele seja reconhecido como seu, sem deixar margem para dúvidas.

Promova seus vídeos no Youtube

Através de vídeos feitos para anunciar seu negócio direto no Youtube ou agradecer as visitas feitas em seu blog, uma campanha bem feita utilizando clipes feitos com qualidade, mesmo que com pouco recursos, é garantia de sucesso na plataforma. Se for utilizar o Facebook como divulgação, é bom saber que essa plataforma desvaloriza vídeos feitos no Youtube e permite mais acesso a vídeos postados direto na rede social. Uma das formas de resolver esse problema é criar um pequeno vídeo, de uns 30 segundos no Facebook atraindo a audiência para o vídeo do Youtube ou diretamente para o seu site ou blog.

Acompanhe os resultados

O Youtube tem um recurso que auxilia a estimativa de conversão de leads. É o Youtube Analytics. Por meio dele, é possível não só perceber o número de visualizações, como ter certeza sobre os cliques dados nas anotações do vídeo e que foram para o link pretendido. Dessa forma, fica muito mais fácil otimizar os resultados de busca e realizar testes para aumentar o tráfego. Se você oferecer alguma vantagem no seu filme, por exemplo, a possibilidade de baixar um ebook gratuitamente, o número de conversões poderá aumentar significativamente. Esse recurso, mais conhecido como isca digital, é bastante eficaz no inbound marketing.

Através dessas dicas e de outros recursos presentes no Youtube, é possível criar clipes interessantes e que atraiam leads para seu produto ou serviço. Não é necessário ter muitos recursos, fazer vídeos no Youtube com padrão extremante profissional, basta ter uma câmera de boa qualidade, que pode ser de celular mesmo e, o mais importante, criatividade. Afinal, um filme com ótima imagem e som é essencial para atrair o público e ele é um fator fundamental para ter consumidores. Por falar nisso, assim que gerar leads, é importante saber como convertê-los em clientes.

Gostou das dicas? Já conhecia algumas? Então comente no post e nos dê a sua opinião!