Ter vendedores competentes na sua equipe não é só sinônimo de vendas, mas também de clientes satisfeitos e recomendando os seus serviços e produtos. Para atingir esta meta é preciso ter uma estratégia bem desenvolvida e um processo de vendas muito bem estruturado. Para ajudar nesta tarefa vamos listar o perfil do vendedor ideal e o que é preciso para aumentar as vendas para empresas B2B e B2C.

Preparando sua estratégia

Para chegarmos ao perfil do vendedor ideal é preciso listar os requisitos para uma empresa de inbound sales, ou que vende serviços de inbound marketing para outras empresas. Começando pelo básico, uma empresa deste tipo deve conhecer as melhores ferramentas e práticas disponíveis no mercado. Depois é preciso entender completamente o conceito de funil de vendas. É através deste conceito que irá realizar todo o alinhamento de sua equipe e também definir o que fazer para atrair, conquistar e converter clientes.

E como o funil de vendas é separado por etapas, você pode alinhar suas equipes de Marketing e Vendas para que atuem de forma efetiva e estratégica. Com isto, reduzem o tempo e o processo de vendas fica mais eficiente e com uma qualidade maior, que é sentida principalmente pelo cliente.

Perfil do vendedor ideal: características desejáveis

Para muitos todo vendedor pode ser moldado, mas existem algumas afinidades que são importantes que o vendedor domine. A primeira delas é gostar de trabalhar com métricas, especialmente para vendas. Entender como funciona os processos internos e quais são os custos da geração de leads e outras características relacionadas é fundamental para todo vendedor de inbound. Além de como gerar relatórios de satisfação e qual a maneira ideal de entrar em contato com seus clientes.

Gostar de trabalhar com personas e saber desenhar o perfil de seus clientes também é importante para o vendedor ideal. Conhecer bem as personas relacionadas ao seu negócio faz com que você melhore sua comunicação com todos que tem algum tipo de contato. E isto é importante para manter seu público aquecido para você.

Outro ponto recomendado é ser ativo nas principais redes sociais. Saber gerenciar seu perfil e seus relacionamentos é um bom diferencial para o vendedor ideal. Dominar redes sociais como o LinkedIn, que conta com ferramentas de B2B, pode impulsionar suas vendas com pouco esforço! Conhecer de redes sociais também ajuda no momento de pensar suas campanhas e investimentos nestes canais.

B2B x B2C

Complementando o perfil do vendedor ideal para inbound marketing é importante lembrar que existem diferenças entre os ciclos de vendas para empresas B2B e B2C. O princípio para os dois tipos de empresa é o mesmo. Porém, a forma de abordar e ofertar seus produtos será diferente nos dois casos. Enquanto para empresas B2C o contato é mais direto e os produtos podem ser apresentados desde os primeiros contatos, para empresas B2B é necessário uma apresentação mais elaborada e o vendedor deve estar pronto para seguir diversas etapas, pois normalmente estas empresas têm um processo de compra mais burocrático, sendo preciso percorrer por alguns setores até a conclusão do pedido.

Mas veja bem, isto não quer dizer que seja mais fácil vender para um tipo de empresa. Por exemplo, empresas B2C podem apresentar um processo mais simples, porém, muito provavelmente enfrentarão uma concorrência maior. E para empresas B2B o processo pode ser mais longo, porém, o ticket médio ou valor dos produtos ser consideravelmente alto, o que por fim justifica o maior preparo das propostas. De qualquer forma, o principal é a equipe de vendas estar alinhada em relação aos seus objetivos e no atendimento dos seus clientes.

Melhorando seus resultados

Depois de dar algumas dicas de caraterísticas que sua empresa pode adotar e procurar investir nos seus vendedores é legal lembrar que treinamentos são cruciais para empresas de inbound sales. E nunca é demais lembrar que Marketing e Vendas devem estar em sintonia, o trabalho de um setor é dependente do outro, por isso sua empresa deve aplicar treinamentos e estar sempre buscando melhorar os seus resultados de vendas.

O que achou do perfil do vendedor ideal? Deixe um comentário para que possamos discutir mais sobre este profissional nas empresas de inbound marketing.