O funil de vendas é uma estratégia de marketing digital voltada para melhora dos processos de geração e qualificação de leads, resultando em um aumento das vendas.

O meio do funil consiste na etapa intermediária, e seu conteúdo é fundamental para que se alcancem os resultados desejados com a solução.

Ele deve ser criado visando as especificidades dessa etapa, assim como deve ser entregue aos leads com uma abordagem e formato adequados para as expectativas geradas no topo.

E aí, quer saber mais sobre o conteúdo do meio do funil de vendas? Continue nos acompanhando!

Quais as especificidades do meio do funil de vendas?

O meio do funil refere-se a etapa de consideração, na qual a persona já identificou o problema que possui e está em busca de uma solução para ele. Nesse momento, o lead já iniciou um relacionamento com a empresa e está solidificando a confiança.

Portanto, a pessoa já demonstrou algum interesse no que seu negócio tem a oferecer, mas deseja informações mais consistentes para definir qual solução irá adotar.

Este ainda não é o momento adequado para uma abordagem comercial, mas deve-se investir em conteúdos de profundidade, que direcionem a persona a eliminar as desconfianças que possui em relação a solução ofertada, assim como a encaminhe para o fundo do funil.

Qual a abordagem do conteúdo para o meio do funil de vendas?

O conteúdo para o meio do funil de vendas deve suprir as dúvidas que o lead possa ter sobre a solução oferecida pela empresa. É importante se atentar a dois aspectos nessa etapa:

Apresentar diferentes alternativas

O conteúdo deve apresentar diferentes soluções para resolver o problema do lead, assim como mostrar diversas perspectivas com o objetivo de atrair usuários que façam pesquisas distintas sobre o mesmo problema.

Não adianta apresentar apenas a solução ofertada pela empresa e pressupor que o lead irá se limitar a pesquisa: uma forma de aumentar a diversidade da oferta é dedicar 80% do conteúdo a alternativa da empresa e 20% para as demais.

Nessa etapa, é essencial que o conteúdo seja profundo, expondo ao máximo os efeitos da alternativa apresentada para que ela seja considerada pelo lead como uma opção viável.

Analisar soluções disponíveis

Com o objetivo de atender as demandas do usuário nessa etapa, é fundamental que o conteúdo não só apresente as diferentes soluções, mas analise e compare as alternativas, preferencialmente sob diferentes perspectivas.

A intenção dessa análise é dupla: primeiramente, atrair o cliente ideal e esclarecer para ele que a sua solução é a mais vantajosa; em segundo, evitar que clientes errados criem expectativas em relação à sua solução.

Quais conteúdos criar para essa etapa?

Uma vez que a abordagem adequada para essa etapa do funil de vendas já foi esclarecida, está na hora de escolher em qual formato o conteúdo será entregue ao lead.

Uma série de opções podem atender as necessidades dessa etapa, tais como:

• postagens em blogs: para atender as demandas do meio do funil, as postagens em blog devem ser de artigos mais profundos e detalhados, podendo ser também mais extensos. Utilize dados para fundamentar as afirmações;

• newsletter personalizada: uma newsletter personalizada pode ser usada para levar o lead a diferentes conteúdos mais aprofundados sobre o tema que o atraiu inicialmente para o fluxo de nutrição da empresa;

• e-books: os e-books são conteúdos ricos que devem ser usados para explicar um tópico em detalhes, sendo também uma boa oportunidade para apresentar a empresa ao cliente em uma seção específica do material;

• checklist: pode ser usado para listar diferentes soluções e, também, mostrar ao cliente quais os benefícios de uma determinada alternativa.

As oportunidades de negócios geradas a partir do funil de vendas são diversas. Entretanto, todas as etapas devem ter conteúdos próprios e direcionados para as necessidades do lead naquele momento da jornada do consumidor!

O conteúdo para o meio do funil de vendas deve ser atraente, objetivo e trazer informações novas e aprofundadas, visando levar o lead adiante — até o fechamento.

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