Técnicas de incremento de vendas surgem a todo momento, e no marketing digital o ritmo é ainda mais alucinante, pois a tecnologia e a conectividade possibilitam novas estratégias e práticas focadas em fazer os clientes consumirem mais. Um desses novos recursos de marketing é o Upselling, que une conceitos tradicionais do marketing com as novas abordagens do ambiente digital e suas feramentas elaboradas.

Ficou interessado? Então leia nosso post e saiba como essa ferramenta e o marketing digital podem te ajudar a aumentar o seu poder de vendas na internet!

→ O que é Upselling

Upselling, ou simplesmente upsell, é um conjunto de técnicas de baixo custo destinadas a aumentar o volume de vendas, o ticket médio e o faturamento de e-commerces e outros mecanismos de vendas online. Basicamente, a ideia é fazer com que o seu cliente não compre apenas o produto que intencionava a princípio, mas perceber o benefício de agregar outros produtos ou serviços nesta venda, usando ferramentas de tecnologia e táticas mais voltadas ao apelo psicológico do comprador.

Uma das principais vantagens do upsell é o baixo impacto no orçamento de marketing, se comparado a ações de publicidade e outras técnicas de marketing para impulsionamento de vendas. Algumas coisas podem ser aprendidas com os bons e velhos vendedores; outras, dependem de funcionalidades específicas para serem implementadas. O segredo é unir tudo para direcionar produtos relevantes e vantajosos para o cliente aumentar o seu volume de compras.

Recursos de marketing criativos

Velhas ferramentas do marketing nunca saem de moda. O uso do call to action deve ser criativo e agressivo, direcionando o cliente para a próxima ação a ser tomada. “Compre agora mesmo” ou “aproveite as últimas unidades” podem representar o apelo que faltava para uma decisão de compra.

Assim também funcionam aqueles preços terminando em valores quebrados, como R$ 1,99 ou R$ 7,95, que passam a sensação de valores mais baixos do que realmente são, e liberam o cliente daquela “dor de consciência” que o impede de escolher mais um produto na loja.

Cores e simbologia são responsáveis por deixar o cliente à vontade e mais propenso à compra. Faça testes para saber o que funciona melhor na sua página e deixe os ícones de certificados de segurança (os famosos cadeados) bem visíveis e estrategicamente posicionados.

Alguns sites colocam o número de unidades disponíveis para causar uma sensação de escassez no comprador, que não vai pensar duas vezes se achar que pode ficar sem o seu produto. Mas pegue leve para não parecer uma enganação, ok?

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Produtos recomendados

Ao visitar uma página de produto, o cliente pode se deparar com um negócio muito vantajoso na opinião dele. Utilize a área logo após a descrição do item para oferecer artigos relacionados àquela compra, ou que sejam relevantes de alguma maneira para o usuário.

Avaliar os hábitos de consumo ajuda a entender melhor quais produtos são mais aceitos para cada tipo de usuário em cada momento da compra.

Ofertas

Quem não gosta de uma boa promoção? Às vezes até compramos algo sem ter necessidade, só porque o preço era realmente atraente. Surpreenda o seu cliente com descontos, cupons, brindes, frete grátis e outros mimos.

O marketing digital é a solução

A maneira certa de executar ações de Upselling é por meio dos recursos de marketing digital disponíveis. Trabalhe o aspecto psicológico da experiência do seu consumidor para poder vender mais gastando menos e coloque em uso as técnicas acima, que são quase uma “guerrilha” do comércio online — e realmente funcionam.

Outros recursos de marketing podem te ajudar a tornar sua atividade mais lucrativa. Confira como o smarketing pode aumentar as suas vendas online e comece já a revolucionar o seu negócio!