É bem perigoso começar uma campanha de marketing digital ou alguma ação no seu e-commerce, por exemplo, supondo conhecer todas as teste-a-bpreferências do seu público. Além de arriscado, é difícil fazer isso sem as ferramentas corretas. É nesse contexto que aparece a importância dos testes A/B.

Como a internet é um universo enorme de possibilidades e as pessoas podem com apenas um clique optar por outro site é interessante encontrar pistas que mostrem se você está indo pelo caminho certo ou não.

O que é

O teste A/B é uma maneira de testar o que está tendo mais sucesso entre os seus públicos. Quando estamos falando de ambientes digitais isso se aplica a áreas onde eles mais clicaram, landing pages em que mais converteram, páginas mais acessadas etc.

Como fazer

A ideia do teste A/B é criar duas versões para as suas ações de marketing. Por exemplo, você criou uma landing page para divulgação de um e-book. Crie uma página com fundo verde e outra com fundo vermelho. Depois, avalie qual delas converteu mais leads. Pronto, você acabou de fazer um teste A/B e vai descobrir se os usuários preferem o verde ou o vermelho. O mesmo vale para botões CTA, formulários (mais ou menos itens), tamanho do conteúdo etc. Enfim, no final, é a sua sensibilidade enquanto maior entendedor do negócio que vai indicar o que é mais delicado e precisa ser testado entre os seus públicos.

 

testes-a-b

 

Fonte: Unbounce.com.

Por que fazer

Imagine que você notou que uma página com um formulário menor do seu site teve 10% mais acessos que a outra com um formulário mais completo. Ou seja, provavelmente, seus visitantes gostam de informações mais curtas, objetivas – aí já fica também uma pista para a produção dos seus conteúdos. Daí em diante você vai priorizar formulários menores e a tendência é que a sua página gere mais conversão, você tenha leads mais qualificados e chances bem maiores de fechar um negócio. Tudo isso não lhe custou nada, bastou fazer um teste A/B.

Agora que você já sabe qual é a importância desse tipo de ação, comece a testar suas campanhas de marketing digital. Depois é só seguir pelo rumo que os seus próprios visitantes sinalizaram ser o melhor. Suas campanhas serão muito mais assertivas e as chances de gerar um negócio muito maiores.