Se você ainda acha que marketing e vendas são os maiores inimigos dentro de uma empresa, sentimos te informar que você está parado no tempo! O smarketing é uma ideia que junta as duas partes responsáveis por gerar leads e convertê-los em clientes. Com um bom alinhamento é possível conseguir benefícios palpáveis para a empresa e ainda melhorar o relacionamento de dois times, que deveriam gostar um do outro desde o primeiro momento! Confira agora as principais vantagens de alinhar marketing e vendas com o smarketing. Acompanhe!

O que é smarketing

Smarketing é derivado do inglês e junta sales + marketing em uma só palavra. É um processo que integra os dois departamentos por meio de acordos formais de atuação dentro do negócio. O principal objetivo é deixar claro para ambos os times quais são as funções e responsabilidades de cada um deles.

Quais as principais vantagens do alinhamento de vendas e marketing

A falta de comunicação é um dos principais motivos do desalinhamento entre os times, o que influencia diretamente nas ações do funil de vendas e, com um funil de vendas que não funciona bem, é impossível aplicar uma estratégia de Inbound Marketing matadora.

A primeira vantagem do smarketing é promover a comunicação entre marketing e vendas, tornando claro o que cada um está fazendo, quais são os deveres de cada profissional, definindo metas e estabelecendo prazos. Também é importante que ocorram reuniões constantes entre os gestores para que os relatórios sejam analisados constantemente, garantindo que os objetivos estipulados sejam alcançados.

Como aplicar na sua empresa

O primeiro passo para aplicar o smarketing na sua empresa é criar o Service Level Agreement. O SLA é um acordo forma que determina quais são as metas, funções e métricas de cada um dos times. Ele também determina a periodicidade das reuniões entre gestores, a frequência de emissão de relatórios e, o mais importante: o que determina as SQL’s e MQL’s.

Sales qualified leads e marketing qualified leads determinam a qualificação dos leads, e quando eles passam a ser responsabilidade de cada um dos times. Uma das maiores dificuldades entre marketing e vendas é entender a função de cada um dos times no funil de vendas e o que eles estavam fazendo de forma efetiva para o crescimento da empresa.

Como melhorar o SLA

O segredo para a melhora do service level agreement está na comunicação e monitoramento constantes. Sem métricas, não há motivos para começar uma estratégia de Inbound Marketing e, sem a comunicação entre os dois times, não é possível otimizar os esforços de crescimento da empresa. Pode ser que, em um primeiro momento, os objetivos e metas estabelecidos estavam além ou aquém da capacidade da empresa. Por isso, após iniciar o smarketing e começar a colher os primeiros dados concretos, otimize o SLA para ajudar a sua empresa a ampliar a receita cada vez mais.

O smarketing já ajudou diversos negócios a vender mais e continuar crescendo — por meio do alinhamento de marketing e vendas. Crie um acordo formal claro, promova a comunicação entre os times e otimize os esforços! Quer ficar por dentro de todas as novidades do blog e aprender cada vez mais sobre Inbound Marketing? Assine a nossa newsletter agora mesmo!