Você já deu o primeiro passo e percebeu que a sua empresa precisa de um novo site. Agora é a hora de colocar a mão na massa, escolher um bom fornecedor e ficar de olho em algumas dicas para não errar na hora de criar o posicionamento digital do seu negócio.

Acompanhe essas orientações importantes:

Seja simples

Quem acessa a sua págia precisa encontrar rapidamente o que procura. Caso contrário, ele desiste nos primeiros segundos. Por isso, é importante oferecer um layout limpo e bem organizado, de forma que a navegabilidade seja tranquila para o usuário.

Seja agradável

Procure criar um site agradável, com textos bem distribuídos e imagens que sejam interessantes para o seu produto ou serviço. Tente não poluir a página com muita informação (grandes blocos de texto sem imagem) ou muitas cores.

Proporcione boas experiências

Aquela musiquinha que começa a tocar ao entrar no site e que deixa o usuário perdido tentando encontrar onde pode desabilitá-la entra na lista de coisas proibidas. É preciso oferecer experiências positivas aos seus visitantes. Direcioná-los para páginas em construção também é muito ruim. Ao acessar sua página, o visitante deve ter boas surpresas e não frustrações. Lembre-se: na internet é muito fácil procurar outra opção, se a sua empresa oferecer uma experiência negativa é bem provável que o usuário desista dela em segundos e nunca mais volte.

Seja atual

Vale para os conteúdos que você publica e também para a versão da sua página. Por ser um veículo completamente dinâmico, ele precisa estar sempre atualizado. É essa atualidade que vai fazer o visitante retornar. Evite também aquele “desenvolvido em 2007”, no rodapé na página, isso causa uma impressão super negativa.

Seja relevante

Hoje em dia apresentar um conteúdo relevante é essencial para as marcas. Invista em materiais que serão interessantes para o seu público e que sejam atuais. Mas tome cuidado com o excesso: priorize textos mais curtos e com imagens. Depois de um tempo, a tendência é que você vire referência de conteúdo em determinado segmento. Além disso, assuntos de interesse fazem o visitante permanecer mais tempo em sua página. Um blog corporativo pode ser uma ótima opção.

Seja rápido

Invista em formas de torná-lo cada vez mais ágil. Além dele carregar rapidamente, é importante que ofereça materiais relevantes para o visitante nos primeiros segundos, para que ele não abandone a página.

Seja acessível

Sua página na web é também um canal de relacionamento. Seja acessível, deixando canais de contato sempre à vista. Não é preciso nem dizer que esses canais devem ser monitorados constantemente, para que os usuários não fiquem sem resposta.

Seja encontrado

Otimizar seu site para os mecanismos de busca (SEO) fará com que ele fique bem posicionado nos buscadores. Assim, as pessoas vão encontrá-lo com mais facilidade.

Seja social

A integração com as redes sociais é fundamental. A página deve ser um centralizador de conteúdo e as mídias sociais devem estar bem visíveis na página. Elas, por sua vez, devem também direcionar os seus seguidores para a sua página.

Como você viu, não basta apenas criar um domínio na web para fazer uma página de qualidade. Ele é extremamente estratégico para o seu negócio e essencial para qualquer tipo de empresa atualmente e, por isso, precisa ser tratado com cuidado e atenção. Existem grandes chances dos seus visitantes tornarem-se clientes se tiverem uma boa impressão da sua página. Afinal, se sua empresa se posiciona de forma clara, interessante e positiva na internet, é bem possível que seja assim também no dia-a-dia.

Faça dessas dicas um checklist na hora de investir em melhorias ou na criação de um novo site. Com esses cuidados a sua página ficará mais atrativa e o seu negócio terá uma visibilidade muito maior.