A premissa principal para o sucesso de um evento é a sua boa divulgação. E as redes sociais são ótimas aliadas para que você aumente o alcance de público, graças ao alto potencial de propagação que elas têm. Além da oportunidade das pessoas interagirem umas com as outras, elas também interagem com empresas e eventos relacionados na mesma rede. A oportunidade está aí, é só saber aproveitar.

 

A seguir separamos algumas dicas de divulgação de acordo com cada canal. Confira e já vá pensando na próxima estratégia de divulgação do seu evento!
 


 

No Facebook

Para divulgar seu evento no Facebook, a primeira coisa que você deve fazer é criar um evento público, a partir da sua fanpage. Desta forma, os seguidores da página receberão notificações, poderão confirmar presença e convidar os amigos, aumentando o alcance orgânico. Depois de criar o evento, publique-o na sua página. Você pode até fixá-lo no topo do feed e divulgá-lo na capa para garantir maior destaque.

 

É importante também não esquecer de convidar todos os  amigos da rede que possam se interessar pelo evento ou ajudar na divulgação, o próprio Facebook fornece a ferramenta para você convidar toda a sua lista de amigos de uma vez só. É importante também você postar diariamente posts lembrando do evento, com todas as informações que as pessoas precisam saber sobre a programação.

 

No Instagram

Nos dias anteriores ao evento é legal fazer pequenos vídeos no Instagram para mostrar o que está rolando antes do grande dia. Filmar a montagem da estrutura e a chegada de equipamentos ou itens surpresa também é uma alternativa, além de outras coisas que achar relevante para envolver seu público.

 

Já durante  o evento, faça uma cobertura ao vivo. Vá postando fotos e vídeos na função Stories do Instagram com direito a filtros, emojis, textos, localização, hashtags etc. Quanto mais criativo, melhor será o seu alcance e mais pessoas vão ser impactadas! E você pode até continuar com as postagens pós-evento para manter a audiência do público caso venha a ocorrer uma próxima edição.

 

No Twitter

Como o objetivo nessa mídia é ser sucinto, gere o interesse de forma breve e leve as pessoas à página do evento no Facebook, onde elas irão obter informações mais completas. Assim, você aproveita o alcance do Twitter para direcionar os interessados ao local.

Além disso, a rede social também pode ser usada para fazer a cobertura durante o evento. Você pode tweetar para agradecer a presença dos participantes, publicar fotos e vídeos, além de promover interação com os participantes e saber a opinião deles sobre o evento em tempo real.

 

No WhatsApp

Outra forma muito eficaz de divulgação de eventos é o WhatsApp. Esta rede social é mais íntima das pessoas, o que faz com que elas prestem bastante atenção em tudo o que é  enviado por ela.

Já experimentou usar uma lista de transmissão? A partir da sua lista de contatos, você pode enviar a arte do seu evento e uma mensagem personalizada convidando todos os selecionados na lista a participar. Desta forma, a privacidade fica mantida, pois não se vê quem mais recebeu e ninguém fica com a sensação de ter recebido uma mensagem disparada para um grupo, parece uma mensagem direta para apenas uma pessoa.

Atenção: cuide para não ser invasivo! Muitas mensagens repetidas ou muitos conteúdos por dia, fazem a pessoa perceber que está dentro de uma lista de transmissão e ela pode acabar te bloqueando. E não é isso que queremos, né?

Promover o seu evento de forma estratégica nos canais sociais pode gerar vários resultados para a sua empresa, como engajamento com seus públicos e fortalecimento da marca. Além disso, você abre um canal de comunicação e pode receber feedbacks de participantes e clientes e faz com que a rede de seguidores dos participantes conheçam seu evento e sua marca.

Outro cuidado importante é lembrar que, a partir do momento que você fez a divulgação de eventos nas redes sociais, precisa estar pronto para oferecer atendimento, tirar dúvidas e interagir com os usuários.

Já promoveu algum evento nas mídias digitais? Conte pra nós como foi a sua experiência e o que você aprendeu!