Não é mais novidade para ninguém da importância de estar bem posicionado no Google para que o seu negócio seja notado e ganhe acessos. Mas, e no YouTube? Você já parou para pensar se os seus vídeos estão bem ranqueados nas pesquisas? Se os esforços para desenvolver os conteúdos do seu canal estão sendo vistos pelo seu público-alvo?

 

Hoje, o YouTube é a segunda maior ferramenta de buscas, perdendo apenas para o Google. Parte dos usuários desse canal de comunicação, certamente são potenciais para o seu negócio e, provavelmente você já sabe disso, mas para que os seus vídeos cheguem de fato ao público, é preciso tomar algumas medidas que se tornaram básicas para que a sua marca ganhe presença. Afinal de contas, hoje os vídeos ganharam notoriedade nas plataformas e estão cada vez mais tomando o lugar das TVs nas nossas gerações.

 

O SEO para YouTube, na tradução, “Search Engine Optimization” nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias para aumentar os acessos dos seus vídeos dentro da plataforma, porque além de uma boa gravação, com iluminação, som, roteiro e conteúdo adequado, você precisará aplicar várias “regrinhas” para que o seu vídeo seja encontrado por quem realmente precisa. E como fazer isso?

Vou explicar no passo a passo a seguir:

 

Tenha um foco específico para o seu vídeo

Criar um vídeo e falar sobre vários temas pode ser um tiro no pé. Por isso, tenha foco na criação do conteúdo e sempre se atente antes de subir o vídeo na plataforma, da necessidade de renomear aqueles arquivos de origens da sua câmera como,  “MVI_001.mp4”, para uma nomenclatura com o tema do seu vídeo, por exemplo: DICAS DE MARKETING DIGITAL. Essa ação é importante para que o YouTube entenda sobre o que o seu vídeo se trata.

 

Título, descrição e tags

Talvez um dos passos mais importantes é definir o título, descrições e tags. São eles que irão mostrar aos motores de buscas do YouTube qual é o tema do seu conteúdo e, se faz sentido com o que o usuário está procurando, afinal, o Google não consegue “ler” o que está sendo transmitido nos vídeos. Assim, algumas premissas básicas são necessárias na hora de pensar nesses conteúdos:

 

  • Título
    • Não ultrapasse os 100 caracteres;
    • Sempre que possível, use a palavra-chave no início do título do seu vídeo;
    • E por último, aplique o nome da sua empresa no final do título, caso não ultrapasse o limite de caracteres. Exemplo: Como é feito um planejamento de marketing digital – Next Idea

 

  • Descrição
    • Depois de definido o título, é necessário criar a meta tag description, que é geralmente, a informação que vai transcrever a abordagem do seu vídeo;
    • Escreva sempre uma descrição relevante e única para cada conteúdo;
    • Inclua sua palavra-chave no início do primeiro parágrafo;
    • Dê uma importância maior para os primeiros 160 caracteres. É o que ficará visível para o usuário na hora de escolher o seu vídeo, e não o do concorrente;
    • Inclua links da sua onepage ou sites.

 

  • Tags
    • As tags do SEO para o YouTube são muito importantes, ao contrário das tags para textos em blog, por isso, escolha bem, antes de aplicar;
    • Inclua, em média, 6 tags por vídeo;
    • Crie uma tag com o nome da sua empresa;
    • Para uma busca mais precisa, utilize tags de cauda longa.
    • Procure vídeos que abordem o mesmo tema que o seu e copie as tags, assim suas possibilidades de aparecer nos vídeos relacionados serão maiores;

 

Aqui vai uma informação extra de como procurar as tags dos concorrentes. Confira o passo a passo:

 

  1. Abra o vídeo do seu concorrente;
  2. Clique em uma área branca da página com o botão direito e selecione “exibir código fonte”;
  3. Na página onde aparece uma chuva de letrinhas, clique  CTRL + F e pesquise por keywords;
  4. As palavras que estiverem após as keywords são as tags usadas no vídeo. Selecione as que condizem com o seu e aplique.

 

Thumbnails

As thumbnails geralmente são frames retirados dos vídeos para criar uma “capa” e são fundamentais para chamar atenção dos usuários da plataforma. São elas que irão atrair o seu público-alvo, muitas das vezes. Por isso, tome cuidado! Não use apenas um frame do vídeo sem informação nenhuma. Crie uma thumbnail com a palavra-chave, use cores na fonte que se destaquem e imagens que representem o seu conteúdo, com cuidado para não fugir do contexto. Exemplo:

SEO para Youtube

 

Transcrição de áudio

O Google ainda não consegue entender corretamente o que o áudio do vídeo quer transmitir. Ainda que ele gere uma transcrição automática, a probabilidade dela não fazer muito sentido com o seu conteúdo é grande e, aqui, entra mais uma ferramenta do SEO para YouTube para ajudar o mecanismo de busca a entender o seu vídeo.

Transcreva todos os áudios do seu vídeo dentro da plataforma. Existe uma área dentro do Youtube para a criação de legendas que auxilia nessa etapa. Enquanto você digita, o vídeo pausa para que dê tempo de você transcrever e ouvir a próxima frase. Assim que concluir, certifique-se sobre o tempo das falas e legendas, possíveis erros de digitação e enfim, conclua a legenda. Desta forma, você indica mais uma possibilidade dos motores de buscas entenderem, de fato, o tema do conteúdo que você está transmitindo.

 

Link building  

Assim como no SEO convencional, a importância de direcionar links externos para o seu vídeo também é um ponto relevante no SEO para YouTube. Após publicar o conteúdo no seu canal, incorpore em alguma página do seu site ou blog o link do vídeo, assim o Google entenderá como um sinal de popularidade e, isso conta muito no ranqueamento. Lembre-se: quanto mais o Google entender que estão falando do seu vídeo, mais o Youtube pode ajudar o seu vídeo a ser visto por mais pessoas.

 

Essas são apenas algumas etapas de SEO para YouTube que são relevantes para você começar a exercer a partir de agora, mas lembre-se: palavra-chave, título, descrições, tags, listas de reprodução, miniaturas, cartões, compartilhamentos, legendas, sobre, links, embed, tiro social, embed social, entre outros, são técnicas que só farão sentido se o seu vídeo no YouTube estiver sendo, de fato, importante para o seu público.

Existem alguns algoritmos da plataforma que analisam justamente quantos minutos as pessoas estão vendo o seu vídeo, quantas sessões iniciadas e encerradas, ou seja, além de todo o SEO, é importante entender como o seu vídeo está sendo visto, assim você consegue melhorar nos próximos e gerar crescimento para a sua marca dentro do YouTube.