Para uma estratégia de inbound marketing ser realmente bem-sucedida, as redes sociais devem caminhar a seu lado. E dentre as diversas redes sociais disponíveis, o LinkedIn acaba sendo a escolha mais natural para o segmento B2B. Mas se você é desses que acredita que essa rede social serve apenas para manter relacionamentos profissionais, é hora de conhecer e saber como funciona o Sales Navigator do LinkedIn, uma excelente ferramenta para encontrar clientes com potencial. Pronto para serem apresentados?

O inbound marketing e as redes sociais

Geração de leads, conquista de fãs ou seguidores e aumento da fidelização com uma marca são exemplos clássicos de estratégias de inbound marketing que podem ser aplicadas às redes sociais. Nesse cenário, ações voltadas para o marketing de conteúdo podem impulsionar sua marca e melhorar a forma como a empresa se relaciona com seu público. No caso do Sales Navigator do LinkedIn, o relacionamento é gerado para vender. E é isso o que veremos com mais detalhes logo abaixo.

O funcionamento do Sales Navigator do LinkedIn

O objetivo é exatamente criar relacionamentos, o que é primordial quando se trabalha com vendas — especialmente relacionadas a negócios B2B, que normalmente têm negociações mais complexas.

Depois de acessar sua conta, ele fará recomendações de potenciais clientes com base em suas informações. Ele também permitirá que você importe contas e contatos para que os visualize de uma forma mais organizada, o que é excelente para conseguir insights e descobrir oportunidades, já que sua rede fica completamente visível e disponível para possíveis relacionamentos.

E a verdade é que se pode ir muito além de conexões ou contatos, uma vez que passa a ser possível pesquisar e criar listas de potenciais clientes, nas quais você pode usar filtros para deixá-las organizadas da maneira que achar melhor para trabalhar. Seu funcionamento é similar a ferramentas de CRM, mas com um grande diferencial: o potencial do LinkedIn para construir relacionamentos.

Os benefícios da ferramenta

O principal benefício é o chamado vender sem estar vendendo. Quem já usa o LinkedIn com foco em vendas normalmente segue o caminho tradicional de priorizar grupos e usar anúncios conforme interesses. Mas por mais que essas técnicas sejam eficientes, podem deixar a impressão de que aquela ação só tem razão de ser com o propósito de vender. O Sales Navigator por sua vez, potencializa seu processo, aumentando a confiança dentro do relacionamento e consequentemente impulsionando as vendas. Isso sem contar que ainda:

  • Oferece serviço de mensagens e notificações;
  • Conta com funcionalidades para melhorar a apresentação de seu produto
  • Possui uma página para exibir seu perfil de forma mais atrativa;
  • Disponibiliza uma busca inteligente para encontrar leads, podendo salvar os filtros ou interesses usados;
  • Possibilita uma série de customizações para transformar sua conta em uma máquina de relacionamentos — ou melhor, de vendas!

Imagine abrir seu dashboard e ter todas essas informações concentradas no mesmo lugar? Assim fica mais que claro que o essa ferramenta pode ser a maior companheira de uma boa equipe de vendas, não concorda?

Uma ferramenta de vendas sociais para B2B

Fato é que seu potencial de vendas aumenta quando opta por usar as redes sociais. E é por saber disso que o LinkedIn resolveu ser mais do que uma rede de currículos e contatos profissionais, investindo no na ferramenta  para social selling, transformando-o em um produto independente da rede social. Assim se criou uma forma inteligente de prospectar clientes e gerar leads para negócios, em especial no mercado B2B.

Com certeza é uma forma inteligente de conectar vendedores a clientes com potencial real, demonstrando ser uma ferramenta extremamente poderosa para construir relacionamentos tendo como base a confiança.

Agora que você já sabe como funciona o Sales Navigator do LinkedIn, que tal começar a investir em uma nutrição de leads de qualidade? Se precisar de mais informações, leia nosso post sobre leads no LinkedIn! E para mais dicas e informações sobre o universo do marketing digital, assine nossa newsletter!