Uma vez que a estratégia de marketing é definida e o plano começa a ser executado, não quer dizer que o trabalho acabou por aí. É preciso fazer um acompanhamento frequente das ações e analisar quais estão dando certo e quais não geraram os resultados esperados para que o plano seja constantemente adaptado e, no futuro, possua uma abordagem mais assertiva. A seguir, vamos listar alguns pontos importantes para que você consiga avaliar a sua estratégia de marketing, traçar as futuras diretrizes e transformar o marketing da sua empresa!

Monitore os resultados

A análise de dados e resultados está presente em todas as etapas de um plano de marketing, desde antes de seu desenvolvimento, até durante e após a sua execução. Por isso, é necessário monitorar constantemente os esforços e resultados de cada ação. Uma análise frequente, além de alimentar o plano com informações importantes para a tomada de decisões, permite que sejam detectadas necessidades de mudanças e adaptações em tempo hábil de implementação.

Estabeleça metas e métricas para cada ação

Para conseguir avaliar o desempenho das ações e determinar o que deve ser mantido, intensificado ou deixado de lado na estratégia de marketing, é preciso ter estabelecido algumas metas a curto, médio e longo prazo. Você precisa saber onde a sua empresa quer chegar e quais são os indicadores de sucesso de cada ação isoladamente para atingir esses objetivos. Será apenas dessa forma que você conseguirá entender quais os esforços que trouxeram retorno e quais devem ser deixados de lado.

Faça análise de mercado

Outro ponto muito importante para avaliar sua estratégia de marketing e desenvolver o planejamento para as próximas ações é a análise de mercado. O momento econômico do país, as mudanças nos hábitos de consumo e, até mesmo as ações de seus concorrentes, impactam diretamente em seu negócio e, consequentemente, no seu plano de marketing. Outra dica interessante é selecionar algumas empresas que você admira e não necessariamente são do mesmo segmento que a sua para fazer benchmark. Assim, além de estar informado sobre o mercado, você terá referências de outros negócios que podem ser muito úteis na tomada de decisões e no planejamento de marketing.

Mantenha o processo organizado

Implementar e avaliar um plano de marketing não é uma tarefa simples. Ela demanda tempo, pessoas qualificadas e ferramentas específicas de acordo com as ações que serão realizadas. Por isso, é muito importante definir um processo e mantê-lo durante todo o ano. Quando chegar o momento de começar a desenvolver o plano seguinte, não deixe de considerar quais serão os passos de implementação, as metas, as pessoas responsáveis e os esforços que as estratégias vão demandar. Dessa forma, você evitará que informações se percam no meio do caminho e conseguirá ter uma visão mais controlada e assertiva dos resultados. Além disso, todas as informações estarão organizadas e no lugar certo, facilitando e agilizando o processo.

Com essas dicas, você conseguirá avaliar melhor sua estratégia de marketing atual e, assim, poderá definir os próximos passos e otimizar os investimentos. Este post foi útil para você? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber novas informações e dicas sobre marketing, inbound marketing e marketing digital!