Quando o sucesso do cliente vem em primeiro lugar

Nem preciso falar sobre a importância do sucesso do cliente para as empresas, muito menos que a retenção e evolução de um cliente é melhor e mais em conta do que buscar novos. Mas sabemos que no dia a dia não é tão fácil ter um bom alinhamento do sucesso junto aos clientes.

Como possuímos uma oferta nova no mercado, o Inbound Marketing, temos grandes desafios com o sucesso dos nossos clientes. Para tentar ter uma visibilidade melhor da jornada dos nossos clientes, implantamos há poucos meses na agência uma metodologia chamada de RTS – Revisão Trimestral de Sucesso, utilizada pela Resultados Digitais. Esta metodologia veio contribuir e muito para o nosso alinhamento das entregas de resultados para os nossos clientes.

A Revisão Trimestral de Sucesso é uma forma de fazer uma revisão formal do projeto de Inbound Marketing com o objetivo de analisar o desempenho do último trimestre e discutir os planos para o próximo.

Com o RTS conseguimos posicionar nossos clientes em cada uma das etapas do caminho do sucesso, metodologia aplicada pela RD com os seus mais de 4 mil clientes. Assim, as metas e objetivos de curto prazo ficam mais claros, beneficiando as ações focadas no resultado do cliente.

 

Conheças as 4 grandes fases:

4 fases da jornada do consumidor

 

No trimestre sugerimos e aprovamos com os nossos clientes 3 metas mensuráveis e para cada uma ações que sugerimos para que a meta seja atingida. Exemplo de uma meta da Next Idea:

 

Meta 1 – Aumentar a taxa de conversão de leads em 40%

exemplo de metas do RTS

O valor para o cliente

Os principais benefícios da aplicação do RTS para todos os nossos clientes foram:

  • Visibilidade da estratégia para o cliente;
  • É a equipe que desenvolve o RTS, por isso sabe quais resultados buscar para o cliente;
  • Foco em fazer o que é necessário e não apenas o que está no contrato;
  • Novas ideias e formas de atingir o resultado planejado;
  • Reuniões mensais focadas no RTS, não perdendo tempo com métricas que não sejam focadas no atingimento da meta;
  • Estreita relacionamento com o cliente;
  • Reforça o valor do projeto de Inbound Marketing com o cliente;
  • Identifica oportunidades de melhoria e avanço.

 

A nossa experiência tem sido muito boa na aplicação dessa nova metodologia. A gente acredita que a organização que passa a ser orientada pelo sucesso do cliente, precisa estar preparada para provocar uma verdadeira revolução na equipe, nos processos e no relacionamento com o cliente. É preciso ter vontade e dedicação para tocar as ações e chegar nos resultados que justificam toda a dedicação da equipe.

Se quiser saber mais sobre, estou à disposição! Comente, mande e-mail etc… 🙂