Ao investir no Inbound Marketing, toda empresa tem o intuito de obter o retorno apropriado. Por esse motivo, o ROI precisa ser calculado corretamente, afinal é isso que dirá se as suas táticas estão correndo dentro do esperado.

Mas, afinal, o que é o ROI e como calculá-lo nas estratégias de Inbound Marketing?

O que é ROI?

A sigla significa Return on Investment, ou retorno sobre o investimento, em português. O ROI quer dizer o valor que uma empresa consegue de volta sobre um determinado investimento realizado. Essa métrica é muito usada para analisar se as ferramentas e estratégias estão surtindo efeito.

Por meio do ROI é possível descobrir quais estratégias de Inbound Marketing estão funcionando e quais requerem aperfeiçoamento. De maneira geral, com a análise dos resultados é possível adequar a sua campanha para que o retorno seja maior e alcance os objetivos pretendidos pela empresa.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI não é algo tão complexo: subtrai-se o ganho obtido do custo do investimento feito. A diferença será dividida novamente pelo custo de investimento inicial. O resultado é o percentual de retorno sobre o investimento efetivado, ou seja, o ROI. Eis a fórmula básica:

• ROI = (ganho obtido – investimento inicial)/investimento inicial

Para chegar ao valor do ganho obtido é preciso somar todas as entradas provenientes das vendas de suas estratégias. É possível calcular o ROI de cada estratégia específica, como o Google AdWords, Facebook Ads ou outras ferramentas.

O ROI também pode ser calculado levando em conta outros parâmetros além da conversão, o que é o mais comum de acontecer. A conversão significa quantos produtos ou serviços foram realmente adquiridos por aquela campanha específica. Porém, o ROI pode ser calculado levando em consideração pontos como o alcance que as suas estratégias de Inbound Marketing tiveram, o engajamento que as campanhas conseguiram desenvolver, etc.

Para analisar se o ROI é bom ou ruim, é preciso avaliar alguns pontos importantes que podem variar de uma empresa para outra, como o custo de produção do produto, o custo de cada lead, a mão de obra e a disponibilidade do orçamento para investimento.

Por que é importante calcular o ROI?

A análise de ROI torna-se fundamental por ser uma métrica capaz de conferir se as estratégias são úteis ou não, se estão dando certo ou não. Com o resultado obtido é possível redefinir seu planejamento, alterando cada passo de cada ferramenta ou até mesmo substituindo por outras que têm chance de produzir resultados melhores.

Em outras palavras, essa métrica mostra se o investimento está sendo aplicado de forma inteligente e se é viável ou não. Ele também dirá se o dinheiro investido está alcançando retorno positivo ou se tudo foi em vão.

Por ser uma ferramenta que observa o desempenho de um investimento, é essencial que seja feito por profissionais qualificados, afinal, eles serão capazes de compreender os resultados e conseguir adaptar os aportes de recursos de forma mais rentável para a empresa.

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