As métricas são importantes fundamentos no mercado de marketing. Todas ferramentas devem ser avaliadas em seu potencial, investimento e retorno. Com o e-mail marketing não poderia ser diferente. Mesmo que aparentemente de baixo custo, a iniciativa pode demandar gastos de tempo e criatividade. Estamos pouco acostumados a apresentar métricas desse tipo de resultado e podemos ir além de indicadores básicos, como taxa de abertura e cliques de campanhas.

Como prestadores de serviço temos a obrigação de mostrar mais e apresentar o Return on Investiment, para justificar o investimento e aperfeiçoaras campanhas de e-mail marketing.

Nós da Next Idea preparamos uma planilha que ajudará no planejamento e também a mensurar de forma mais eficaz iniciativas do tipo. Com ela o trabalho de mensurar as métricas de envio, conversão, custos da campanha (fixos e variáveis) e, principalmente, as métricas de sucesso, se descomplica. Nosso modelo é baseado em um modelo americano, mas adaptado a realidade brasileira.

Com a calculadora Next Idea será mais fácil apontar:

  • Total de Receitas
  • Rentabilidade
  • ROI – Return on Investment
  • CPC – Custo por Clique
  • CPA – Custo por Aquisição

Estas métricas são mais facilmente aplicadas ao e-commerce, pois são parte da realidade de quem vende online diariamente. Porém, as empresas que não possuem comércio eletrônico também podem usar a ferramenta com as métricas aplicadas ao valor de conversões de seu site, em itens como contatos, solicitações de orçamento, download de catálogos, entre outros.