Que as redes sociais são o melhor caminho para se estabelecer um relacionamento com seus clientes você certamente já sabe. Mas estar em todas as redes sociais disponíveis nem sempre é produtivo, afinal, o esforço se torna cada vez maior, dificultando a análise de resultados. Sendo assim, o que você precisa é identificar aquelas plataformas que geram maior audiência para seu negócio e estabelecer sua presença digital nelas, fazendo diferença real na vida dos seus clientes.

Pois a proposta deste post é justamente ensiná-lo a escolher a rede social ideal para sua empresa para que você gerencie sua presença digital com qualidade, sem perder o foco e mantendo a audiência fiel. Então vamos lá?

Audiência: conheça seus consumidores

É cada vez mais comum vermos as empresas falando em personas — ou seja, personagens criados para facilitar o entendimento do público-alvo —, não é mesmo? Para entender a fundo o comportamento do seu público nas redes sociais, não deixe de criar personas para seu negócio, que indicarão onde sua audiência se concentra, quais são as redes sociais mais utilizadas, o que elas buscam nessas plataformas e como você pode estabelecer conexões reais com essas pessoas.

O fato é que construir uma audiência fiel nas redes sociais depende diretamente dos canais que você utiliza para interagir e da relevância do conteúdo que você compartilha com seus seguidores. Portanto, não deixe também de conhecer as características que definem cada rede social e como seus usuários se relacionam nelas!

Facebook: bata recordes de ibope

O Facebook é a rede social de maior sucesso no mundo. Isso é fato pra lá de comprovado. Com mais de 1,3 bilhão de usuários, é plataforma obrigatória para toda empresa ou pessoa que deseja se destacar no mercado. O público adulto é maioria nessa rede social e busca por informação, educação e entretenimento.

Por isso, diversificar sua comunicação nessa plataforma é o segredo para manter uma audiência engajada.

Para estabelecer uma presença forte no Facebook, crie uma página corporativa e compartilhe conteúdos coerentes com os interesses do seu público, estimulando o diálogo com CTAs chamativos, interagindo com as pessoas e direcionando o tráfego de suas publicações para seu site, blog ou landing page, aumentando, assim, suas chances de conversão. A garantia do sucesso está em acompanhar as ferramentas de análise de dados e fazer os ajustes necessários para melhorar a experiência dos seus seguidores.

Twitter: trave conversas interessantes com o público

Apesar de ter um número reduzido de usuários quando comparado ao Facebook, o Twitter possui uma audiência altamente engajada e ativa. O diferencial dessa rede social é que ela é preferência dos usuários mobile, sendo que 80% do tráfego da rede vem de dispositivos móveis. Seu público busca conteúdo informacional acima de tudo e responde rapidamente a qualquer interação, ou seja, para você estabelecer sua presença no Twitter precisa twittar muito!

LinkedIn: gere leads qualificados com contatos profissionais

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com cerca de 350 milhões de usuários. Focado em negócios, ele concentra um público B2B bastante grande, mas há espaço também para quem deseja construir sua marca pessoal. Para obter sucesso no LinkedIn, faça uma página corporativa e obtenha um perfil premium, que oferece mais possibilidades de interação com a rede de profissionais. Além disso, compartilhe conteúdo relevante e se mantenha ativo em fóruns e debates, mostrando sua autoridade no segmento em que atua.

YouTube: cause impacto visual

Os vídeos estão em alta em todos os segmentos e podem ser utilizados por sua marca para dar destaque a diversos tipos de conteúdos — como tutoriais, webinars, cursos on-line, entrevistas e assim por diante. No YouTube você aproveita todo o potencial da dupla imbatível imagem + som para dar destaque a seus produtos e serviços, mostrar seu conhecimento e engajar um público cada vez mais conectado. As possibilidades de segmentação de audiência e análise de dados do YouTube contribuem para que você conheça melhor quem é esse público aficionado por vídeos, podendo, dessa forma, desenvolver maneiras mais efetivas de abocanhar uma grande fatia do mercado com a diversidade de conteúdo.

Instagram: seja visualmente criativo

Essa é uma rede social que começou tímida, mas ganhou notoriedade em pouco tempo. O Instagram concentra cerca de 300 milhões de usuários que buscam inspiração em imagens criativas e cheias de significado. Por ser fácil e intuitivo de usar, o Instagram tem um público jovem, que usa a rede social para encontrar outros usuários com os mesmos gostos e preferências. Por isso, o uso de hashtags é imprescindível para dar alcance para a suas postagens. Como o Instagram foi criado para ser usado a partir de dispositivos mobile, eis uma grande chance para você atingir um público altamente conectado e amante da tecnologia!

Pinterest: inspire seu público com o do it yourself

O Pinterest tem sido uma grata surpresa para muitas empresas quando o assunto é inspirar seguidores e estabelecer uma forte conexão com a audiência. Os cerca de 70 milhões de usuários da rede social — em sua maioria mulheres — está em busca de conteúdo visual que atraia a atenção e permita a construção de dashboards por categoria. Por isso, as empresas que mais fazem sucesso por lá são as do estilo do it yourself, como as alimentícias, de moda, turismo e design. Se você gosta de apresentar conteúdos em forma de infográficos, não deixe de aproveitar o potencial do Pinterest para dar notoriedade a seu conhecimento. Também não se esqueça de otimizar suas imagens com SEO e fazer descritivos interessantes para chamar a atenção do seu público!

Essas são as redes sociais principais do momento, mas nada impede que você vá além, criando páginas no Google+, Vimeo, SlideShare, Ello, dentre tantas outras que existem por aí. O que realmente importa é saber onde sua audiência está e que tipo de conteúdo compartilhar com ela para gerar valor, estimulando o engajamento. Não se esqueça que monitorar os resultados das suas ações de inbound marketing nessas redes sociais é essencial para que você veja seus objetivos de negócio atingidos!

Ficou ainda alguma dúvida sobre como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Já conseguiu fazer um diagnóstico sobre onde deve inserir sua marca? Deixe seu comentário a participe da conversa!