Quer saber quais são os sintomas de um RD Summit de sucesso? Você começa com muita empolgação, depois passa pelo cansaço até ficar com a cabeça a mil (de tanta informação).

Então, já fica a dica pro ano que vem, se você não estiver preparado para esses efeitos pós RD Summit talvez o investimento não valha tanto a pena.

Agora, se você está atrás de quem é ninja no mercado, das principais tendências de marketing, vendas e tecnologia e de muitas soluções que podem revolucionar a sua empresa — ao total 80 expositores — seu lugar é em Floripa em 2018.

Acabou o RD Summit 2017 e o saldo não poderia ser melhor: conteúdo de qualidade, muitas conexões e histórias boas pra contar que voltam com a gente na mala.

Na nossa 5ª edição de RD Summit não tem como deixar de notar o crescimento do evento e do público. A maturidade das empresas foi evoluindo junto com o evento e com um mercado cada vez mais preparado e em busca de especialização.  

A própria estrutura do RD Summit foi ficando cada vez mais gigante a ponto de conseguir atender a mais de 8 mil participantes. Em 2016 eram 5 mil.

E evolução é com a gente mesmo. Esse ano como patrocinadores master fomos para o evento com 14 profissionais do time, muitos deles no seu 1º Summit, que com certeza já foi inesquecível. Centenas de visitantes passaram pelo nosso estande e conheceram nossas estratégias e cases de sucesso.

O sentimento geral que percebemos nos corredores e feira, seja conversando com um parceiro, trocando ideia com nossos clientes ou conhecendo mais pessoas interessadas em mudar suas estratégias, é uma vontade enorme de fazer diferente.

Apesar de ser uma imersão bem cansativa, dá de ver no rosto dos participantes aquela empolgação de quem veio com a expectativa de sair do evento como um profissional (e por que não pessoa) muito melhor.

Existe um espírito muito forte no RD Summit de colaboração, de que juntos é possível fortalecer e fomentar um mercado em pleno crescimento. Concorrência? Tem… mas tem também muita vontade de aprender, de compartilhar, de crescer com as experiências de sucesso. Era bem comum a gente trocar ideias com parceiros e clientes e ouvir “a gente quer crescer junto com vocês”.

O post que o portal Proxxima, do Meio e Mensagem, fez sobre o evento fala um pouco desse espírito. E o que deixa a gente muito feliz é saber que esse é só o começo e que tem muita coisa boa vindo por aí.

E essa só foi uma das boas notícias dessa maratona. Pelo terceiro ano consecutivo participando do Prêmio Agências de Resultados da Resultados Digitais, esse ano levamos pra casa o troféu espada ninja na vitrine, que premia as estratégias de marketing feitas para a própria agência.

Prêmio RD Summit Melhores Agências Next Idea

Prêmio RD Summit de Melhores Agências que a Next Idea conquistou em 2017

Mas não é só a Next Idea que é ninja no que faz. Os visitantes do nosso estande comprovaram também que são verdadeiras lendas quando o assunto é marketing. A Lenda do Marketing, feito em parceria com nossos amigos da WCK, contou com quase 500 participantes que testaram seu conhecimento em mais de 1.000 partidas.

Stand da Next Idea no RD Summit 2017

O Stand da Next Idea no RD Summit em 2017 foi um sucesso!

Palestras no RD Summit

As palestras merecem um capítulo à parte, afinal, são mais de 150 palestrantes em 12 trilhas de conhecimento. Reunimos aqui alguns destaques:

Ann Handley, cofundadora da MarketingProfs

Conteúdo para gerar vínculos mais genuínos

  • Histórias inspiradoras são mais importantes que informações sobre seus produtos e serviços.
  • Pratique a empatia: você gostaria daquele tipo de conteúdo?
  • Invista numa forma de falar com o seu cliente que seja personalizada, usar um tom de voz forte é importante.
  • Histórias comoventes humanizam a marca.
  • Mesmo que tenha funcionado, não use a mesma estratégia sempre. Diversifique os tipos de materiais para entregar novas experiências aos seus públicos.

Jacco VanderKooij, da Winning by Design

Vender pode ser um processo natural e menos chato

  • Existem 4 momentos chave para a venda: dor, conversa, diagnóstico e troca
  • O maior problema da humanidade hoje é que as pessoas não se comunicam mais.
  • Vender deve ser algo natural, como música, você precisa sentir a venda e fugir de processos engessados.
  • O Brasil não precisa seguir tudo o que é feito no Vale do Silício, ele precisa fortalecer seu próprio jeito de vender.
  • “Esse evento é o maior do que qualquer outro que já participei. Podem colocar um pouco do tempero americano, mas vamos comer comida brasileira”.

Mikkel Svane, cofundador da Zendesk

O segredo para criar experiências memoráveis para o cliente é a simplicidade

  • Empresas complexas demais acabam oferecendo uma experiência complexa pro cliente. Foque na simplicidade.
  • É importante estar aberto sempre e reagir à interação do cliente independente do canal que ele use.
  • O empoderamento do cliente é a oportunidade para ele ficar mais autônomo e resolver problemas por conta própria, o que pode inclusive melhorar o relacionamento com a empresa.
  • A transparência promove uma experiência de muito mais confiança para o cliente.
  • Fortalecer o relacionamento com o seu cliente muitas vezes pode ser mais rentável que correr atrás de clientes novos.

Lincoln Murphy, especialista em customer success

O poder está com os clientes

  • O consumidor está cada vez mais empoderado e sua empresa precisa saber lidar com essa nova realidade.
  • O óbvio precisa ser dito: sua empresa realmente entrega o que promete?
  • Para ter poder, é preciso dar poder para o seu cliente.
  • Sucesso do cliente é quando clientes atingem o resultado desejado por meio das interações com a sua empresa.
  • Sucesso do cliente não é fazer ele feliz, mas sim entregar resultados que façam a diferença pra ele.

Sujan Patel, growth marketer da Web Profits

O fim dos posts medíocres

  • “Olhe para o melhor player do seu mercado e seja melhor que ele”.
  • Trabalhe com content circles, conteúdos que ultrapassam os limites do seu produto ou serviço e falam também de assuntos relacionados ao seu segmento de atuação.
  • Conteúdo de bastidores da sua empresa: quando as pessoas sabem o que acontece com o seu time, como funcionam seus processos etc., elas veem mais credibilidade na solução que você entrega. Além disso, você humaniza a marca e torna ela mais acessível.
  • Seus clientes são uma fonte muito rica de conteúdo. Aproveite as informações que eles têm para te passar em relação ao seu atendimento, cases de sucesso, depoimentos…
  • Se você tem muitos conteúdos produzidos num mesmo formato (post blog, por exemplo), aproveite para fazer adaptações para novos tipos de material, como posts sociais, planilhas, infográficos, entre outros.

Martin Spier, do Netflix

A cultura da empresa em que os funcionários podem tirar férias a qualquer momento

  • Uma cultura de inovação deve ter 4 pontos: tomada de decisão independente, informação compartilhada abertamente, somente pessoas altamente efetivas e evitar regras.
  • “Trabalhar duro não é ser efetivo”.
  • Cultura do Netflix em 4 pilares: sem controle de gastos, sem aprovação de reembolso, acesso liberado e nada de política de férias.
  • No Netflix todos são treinados para serem tomadores de decisão independentes.
  • Os profissionais só vão tomar boas decisões se tiverem um contexto muito claro.

Shawna Stephenson, consultora de marketing

Entre 30 e 50% dos seus leads não estão prontos para comprar

  • Construa segmentos poderosos e dinâmicos para nutrição dos seus leads.
  • Produza e dissemine conteúdo dinâmico e personalizado.
  • Quem usa automação de marketing para nutrição dos leads tem uma média de +451% no número de leads e gera leads que gastam em média 47% a mais.
  • Lead scoring e lead tracking são ótimos aliados.
  • Quantidade e frequência de e-mails de nutrição fazem toda a diferença na estratégia.

Lembra quando falamos que esse seria o melhor RD Summit das nossas vidas? Foi mesmo!

*As informações sobre as palestras são do blog da Resultados Digitais e do nosso time.