Você está preparando um material multimídia interessantíssimo para apresentar aos seus diretores em uma reunião de extrema importância, que irá definir os rumos da empresa daqui pra frente. Em algum ponto do processo, o servidor trava, dá tela azul, ou você simplesmente perde tudo que estava fazendo. Sem conhecimentos tecnológicos, você terá que abrir um chamado com o setor de tecnologia, aguardar o atendimento para voltar aos trabalhos e é possível que aquele material que estava sendo produzido acabe ficando de fora da reunião.

 

Todo profissional de marketing já passou por alguma situação parecida, ou está ao menos sujeito a passar por isso alguma vez na carreira. Os times de marketing são majoritariamente formados por profissionais da área de comunicação social. No entanto, isso não impede que estes tenham algum conhecimento de tecnologia para saber como proceder nesse tipo de situação e em muitas outras, a tecnologia está sempre presente em sua rotina.

 

Isso não é exclusividade do setor de marketing. Isso se aplica a todos os setores da empresa devem ter ao menos o mínimo conhecimento de tecnologia para agilizar seus processos e melhorar sua performance. Confira algumas vantagens que o conhecimento de tecnologia pode trazer para o time de marketing:

 

Produtividade

A necessidade do profissional de marketing compreender conceitos de básicos de tecnologia está ligada também à produtividade do time. Estratégias bem sucedidas de inbound marketing dependem muito de plataformas que automatizem processos internos e externos da empresa. Com profissionais conhecedores  dessas tecnologias, dominando tais plataformas, a produtividade da equipe de marketing deve ser impulsionada, refletindo diretamente nos resultados finais de suas ações.

 

Além disso, esse conhecimento afetará não somente a produtividade do setor de  marketing, mas também o de tecnologia, uma vez que a equipe de marketing será cada vez mais autônoma, não dependendo tanto do suporte do time de tecnologia. Assim, ambos conseguem se ater a suas atribuições e todos saem ganhando.

 

Qualidade

Assim como a produtividade, a qualidade das entregas também tende a ser melhorada. A tecnologia é inerente às estratégias de inbound marketing. Ela está por toda a parte, nas plataformas de texto e de automação de marketing, redes sociais, entre outros. Por isso, para produzir boas peças de conteúdo não basta uma escrita de qualidade, o conhecimento tecnológico é necessário. É preciso saber escrever para as pessoas que o lerão e também para os diversos algorítimos que avaliarão a relevância digital do seu material;  

 

Segundo a Chitika Insights, 91,5% dos cliques em pesquisas realizadas no Google são direcionados para postagens da primeira página da pesquisa. Desse modo, ter as palavras-chave definidas e bem posicionadas no decorrer do texto, títulos atrativos e uma url adequada, entre outras ações que garantam um bom rankeamento do site de buscas, é essencial para ter um bom posicionamento digital. Para isso, é fundamental que o profissional de marketing entenda estes algorítimos e domine seus mecanismos.

 

Autoridade

Além disso, segundo dados apontados pela pesquisa MarTech, realizada pela Rock Content, 70% das empresas de tecnologia do Brasil já estão adotando ações de marketing de conteúdo em suas estratégias para gerar mais leads. Ou seja, com  a aderência deste mercado às práticas de marketing digital, este mesmo profissional pode, ocasionalmente, se deparar com peças de conteúdo voltadas ao segmento de tecnologia.

 

Nesse caso, muitas vezes a pesquisa somente pode não ser o bastante para tratar do assunto com autoridade, com a linguagem alinhada ao segmento e abordagem adequada. Pode ser preciso um conhecimento aprofundado nas necessidades da persona, de modo que seja possível sugerir soluções que a ajudem a vencer seus obstáculos e alcançar seus objetivos.

 

Desse modo, profissionais de marketing com conhecimento tecnológico irão facilitar os processos internos de e externos, agregando valor ao time e repercutindo em melhorias para outros setores da empresa. A qualidade da entregas será melhorada e impulsionada a produtividade.

 

Por isso, investir na capacitação da sua equipe de marketing é extremamente importante. Promover palestras, incentivar o estudo e até custear parcial ou integralmente cursos para preparar a equipe são algumas ações que podem ser postas em práticas. Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!