O Inbound Marketing é, sem dúvida, muito eficiente para atrair e reter clientes. Mas um dos requisitos para que ele tenha os resultados esperados é a definição correta do público-alvo. Veja, no post de hoje, por que isso é tão importante e como segmentar seu público do jeito certo para ter sucesso em sua estratégia de Inbound. Confira!

 

Por que é importante definir o público no Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, diferentemente do Outbound, envolve uma comunicação mais específica e direcionada para atrair os clientes em potencial, por isso a definição de público é tão importante.

Esse trabalho deve ser feito por meio da criação de personas, ou representações do cliente ideal, que servirão para nortear todos os esforços do planejamento de marketing e atingir os interessados da maneira certa, na hora certa.

Como criar personas que funcionam?

Não adianta criar as personas de qualquer jeito e esperar que elas funcionem bem. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a elaborar personas que cumpram seu objetivo.

Não dê espaço para o “achismo”

O primeiro passo é não dar lugar para o “achismo”, ou seja, não basear as suas personas em suposições e palpites. Muito pelo contrário, esse processo precisa ser guiado por dados e informações precisas.

Se basear suas definições em pequisas, você não correrá o risco de ter personas imprecisas e produzir conteúdo que não interessa ao público que deseja atrair.

Peça ajuda à sua base de clientes e seguidores

A questão agora passa a ser: como fazer essas pesquisas para montar as personas do jeito certo? A maneira mais simples e eficiente é por recorrer à sua base atual de clientes e seguidores.

Você pode fazer isso usando formulários do Google, pesquisas por e-mail ou pessoalmente com quem já comprou de você ou mesmo por montar enquetes nas redes sociais.

O importante mesmo é fazer com que essas pessoas que têm algo a acrescentar ajudem na composição das personas ao dar seu precioso feedback.

Se concentre no essencial

À medida que conseguir fazer mais e mais pesquisas, a tentação de perguntar tudo que vier à cabeça poderá ser forte, mas não perca tempo com detalhes desnecessários.

A ideia é se concentrar apenas no que for essencial para entender quem é a persona e nos elementos que ajudem na hora de se comunicar com ela.

Traduza as dúvidas das personas em conteúdo relevante

Depois de montar suas personas e entender suas dúvidas, motivações e desejos, é hora de traduzir tudo isso em conteúdo relevante que possa ser facilmente consumido e compartilhado por elas.

Desde os posts do seu blog até os materiais ricos que produzirá, passando também pela linguagem usada nas redes sociais, faça tudo pensando nas personas.

Realmente, a definição do público é essencial para que o planejamento de Inbound Marketing da sua empresa dê certo e traga os resultados desejados. Isso deve ser feito especialmente por meio de personas, tão úteis para direcionar o conteúdo e atendimento de forma personalizada e eficiente.

E você, como tem trabalhado a definição do seu público no Inbound Marketing? Já colocou em prática alguma dessas dicas, ou se lembra de pontos que deixamos de citar aqui? Deixe seu comentário!