Em artigo anterior já discutimos sobre a definição de Inbound Marketing como um processo de atração de público-alvo qualificado para o ecossistema digital, a partir de conteúdos relevantes e outras técnicas que promovem produtos e/ou serviços das empresas para gerar resultado comercial. Esse é sem dúvida a principal contribuição do Inbound Marketing, mas não a única.

 

Como é um processo que envolve distintas áreas da corporação e técnicas, o resultado avança para alguns pontos que destacamos abaixo:

 

  • 1) Entendimento do Processo Comercial: a partir da discussão para aumentar conversão, a Empresa aprofunda conhecimento em todas as etapas do funil de vendas e sobre como é o processo comercial. Se entende os pontos importantes de qualificação de leads e a partir disso são trabalhados eventuais gargalos presentes e que não contribuem para bons resultados

 

  • 2) Fortalecimento dos diferenciais competitivos da Empresa: para ampliar resultados de conversão, a clareza dos diferenciais de produtos e serviços da Empresa devem ser evidentes ao mercado. Criasse uma dinâmica que amplifica os pontos fortes das soluções das empresas, as tornando elo de convencimento comercial.

 

  • 3) Integração entre áreas: o processo de Inbound Marketing faz com que se crie uma maior integração entre áreas das empresas quando o propósito final é ampliar conversão. Diretamente, vendas e marketing são impactados por isso, mas outras áreas como logística, pós-venda, pesquisa e desenvolvimento são envolvidas e inseridas no processo.

 

  • 4) Produção de Conteúdo: diretamente promovida pela necessidade de fortalecer os diferenciais competitivos da Empresa e capitanear interessados por assuntos correlacionados aos produtos e serviços. Provoca uma produção de conteúdo técnico e comercial que normalmente não ocorreria. Modifica o processo criativo, avançando para novas formas de expor suas ofertas com vídeos, infográficos, teasers, virais e outros.

 

  • 5) Serviços aos Consumidores: normalmente as empresas que adotam o Inbound Marketing acabam evoluindo serviços ao consumidor tanto para a venda como para o pós-venda. Criam-se canais de comunicação mais diretos como SAC telefônicos, Chats Online e até atendimento via Redes Sociais. Tudo para garantir resultados. As empresas também se preocupam mais com índices de atendimento e satisfação do consumidor.

 

Sem dúvida, o Inbound Marketing cria uma nova dinâmica nas Empresas que o adotam. Resultados são expressivos e os benefícios atrelados são evidentes para a evolução e melhoria contínua das Empresas.

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