A cada minuto, são publicados 41 mil posts no Facebook, 278 mil tweets, 3,6 mil fotos no Instagram, 72 horas de conteúdo no YouTube e 104 mil imagens no Snapchat. Ao longo do dia, esses números ficam ainda mais gigantescos. A adoção em massa das redes sociais pelo público contribui para que sejam instrumentos de expressão fáceis e rápidos de usar.

Todo esse sucesso pode oferecer grandes oportunidades à sua empresa. Você realiza monitoramento de redes sociais? Saber o que os seus clientes estão falando sobre os seus produtos ou marca é essencial para tomar decisões melhores com as suas iniciativas.

Por que investir no monitoramento de redes sociais para sua marca?

1. Traz maior contato com o público

As pessoas já se acostumaram a ter um contato próximo com diversas empresas pela internet. Ao dar atenção ao seu público quando ele se comunica com você ou fala sobre a sua marca, é criada uma relação muito mais significativa com essa audiência.

Isso contribui fortemente para a fidelização desses clientes e eventuais recomendações para novos consumidores.

2. Permite acesso a insights inéditos

Quanto mais fontes de ideias inovadoras para os seus produtos e serviços, melhor. O monitoramento de redes sociais pode auxiliar bastante nisso, já que o seu público é uma fonte constante de opiniões a respeito do que você oferece a ele.

O comentário de uma pessoa pode te ajudar a perceber algum problema com o seu trabalho ou dar origem a um novo segmento de sucesso, por exemplo.

3. Ajuda a se antecipar em crises

Você nunca deve ser o último a saber que o seu produto ou marca estão envolvidos em uma crise. A melhor forma de se antecipar nesses casos é cobrindo as suas bases: o monitoramento de redes sociais te permite saber de todas as menções aos termos importantes para o seu negócio, sendo possível interceptar qualquer problema em seu início e rapidamente contorná-lo.

4. Não é difícil

Ter conhecimento sobre o que é dito sobre a sua empresa e serviços em toda a internet parece uma tarefa gigantesca, não é? Realmente é, mas felizmente podemos contar com a ajuda de boas ferramentas que realizam esse trabalho para nós.

É o caso, por exemplo, do Scup e do OpSocial. Nelas, você configura uma lista de palavras relacionadas ao seu negócio que você quer monitorar. A partir daí, passa a receber as citações a elas nas redes sociais desejadas.

5. Facilita o planejamento de campanhas

Ao desenvolver suas ações de marketing, é essencial ter acesso a dados fiéis sobre a imagem da sua empresa na internet e a opinião das pessoas a respeito dela. O monitoramento de redes sociais se mostra como um caminho bastante vantajoso para isso, já que é potente e rápido para gerar resultados. A partir dessas menções, você pode perceber oportunidades, observar possíveis abordagens e conhecer melhor a sua audiência. Tudo isso é muito valioso para o seu planejamento.

Agora você já percebeu como é importante realizar o monitoramento de redes sociais. A partir dele, é possível contar com uma série de benefícios que vão trazer muito mais sucesso para as suas iniciativas dentro do marketing da sua empresa e até fora dele. Portanto, comece o quanto antes e nunca deixe de fazer esse trabalho.

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