O trabalho de SEO corresponde a alinhar qualidade técnica com conteúdo relevante aplicado e estratégias off-site para conquistar autoridade, obtendo, assim, sucesso nos mecanismos de busca.
Veja a metodologia que consiste em 5 dimensões de um projeto de SEO:

1. Diagnóstico inicial
Análises completas de SEO para avaliação das atuais estratégias, posicionamento adquirido, questões técnicas, conteúdo e oportunidades. Obtemos informações através de navegação do website, dados analíticos como por exemplo do Google Analytics, Webmaster Tools e ferramentas para SEO como a Moz e Webxtools (a última brasileira).

2. Análises técnicas
Fazem parte dessa etapa apontar ajustes e soluções técnicas para melhoria de performance e iniciar road map de implementações. O road map é um documento que contém todas as diretrizes e plano para implantação das ações de SEO, definindo os objetivos, prazos e escopo do projeto.

3. Conteúdo relevante
Analisar o conteúdo do website, avaliar demanda e tendência, como oportunidades para utilizá-los como diferencial competitivo. Neste etapa o uso do Google Trends é muito importante para definir a palavra correta para buscar tráfego qualificado para o website. A produção de conteúdo relevante, sua frequência e qualidade farão com que o website (blog) ganhe autoridade e passe a obter melhor posicionamento.

4. Estratégias off-site
Identificar e implementar estratégias com foco em aumentar a relevância do website na internet e engajamento dos públicos-alvo. O uso de redes sociais é a cada dia mais relevante para melhor indexação e relevância do website. O Google+ é uma rede social que devemos aproveitar para otimizar os índices em mecanismos de busca (Google).

5. Análise dos resultados
Monitoramento e gestão das implementações, baseados no acompanhamento dos indicadores de performance estabelecidos. Estas análises são feitas através de informações do Google Analytics, Webmaster Tools e ferramentas de SEO que indicam o posicionamento médio das palavras que estão sendo trabalhas.

Um projeto de SEO exige um conhecimento técnico muito grande e um profissional altamente capacitado e antenado às mudanças deste cenário. O Google frequentemente faz mudanças em seus algoritmos e novas técnicas são discutidas e aperfeiçoadas. Recentemente o Google reformulou seu algoritmo batizando de Humminbird, provocando novamente o mercado de SEO.
As empresas que apostam neste serviço e tem o entendimento de que esta é uma ação contínua, de médio a longo prazo, obtém grandes resultados em tráfego qualificado com crescimento constante e sustentável. Em geral o que sempre observei em nossos clientes é que a taxa de conversão do website é maior quando o tráfego tem origem em mecanismos de busca.