Se você tem uma loja física, provavelmente já se questionou em algum momento: “será que vale a pena expandir para o e-commerce”? A resposta é sim!

De acordo com a ABCom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a expectativa é que ocorra um crescimento de 18% no faturamento do e-commerce brasileiro em 2016. Muitos lojistas acreditam que o processo de criação de um e-commerce — que envolve hospedagem, layout, gateways de pagamento, sistema de segurança, entre outros — é muito complicado, mas existem no mercado diversas alternativas para tornar esse desenvolvimento mais simples e rápido.

Se você ainda tem dúvidas, fique atento. Neste post vamos apresentar alguns motivos para integrar sua loja física ao e-commerce. Confira!

Cria relacionamento com o cliente multicanal

Esse cliente quer ser relacionar com a marca de várias formas, sem barreiras físicas. No momento de realizar uma compra, ele quer ter a opção de pesquisar o preço na internet e comprar na loja física, ou vice-versa. Por isso, é muito importante oferecer várias opções para que ele chegue até a sua loja da maneira mais fácil possível, e nada melhor do que um e-commerce para realizar essa aproximação e fidelizar o cliente.

Aumento no alcance de pessoas

A população economicamente ativa do país está online, e muitas pessoas decidem suas compras por meio de pesquisa via web. Vale lembrar também que mais de 50% dos lares brasileiros estão conectados à internet, sem contar o acesso via dispositivos móveis. Ao investir em uma loja virtual, será possível criar estratégias de marketing digital e alcançar seu público-alvo com mais facilidade e pouco custo.

Melhora no atendimento

O consumidor está conectado praticamente 24h por dia, e esse comportamento faz com que as pessoas queiram falar com as empresas sempre como muita velocidade, sem perder tempo entrando em contato por telefone, aguardando a resposta de um e-mail ou indo pessoalmente ao local. Levando seu negócio para a internet, você vai melhorar o atendimento, já que poderá oferecer a opção de chat, suporte nas redes sociais ou até mesmo um autoatendimento no site — por meio de uma FAQ.

Mais credibilidade para a marca

O fato de as pessoas saberem que o e-commerce também conta com uma loja física passa credibilidade e confiança. Elas sentem segurança ao saber que podem obter mais informações sobre os produtos, ou até mesmo buscá-los ou trocá-los pessoalmente (é importante oferecer essa opção). Com isso, sua marca pode se destacar entre outras lojas virtuais.

Horário da loja física estendido

Esqueça essa história de horário comercial! Sua loja virtual funcionará 24h por dia, 7 dias por semana. Essa é uma ótima forma da sua marca atingir aquele público que não tem tempo ou até mesmo disposição para “bater perna”. Com certeza, haverá um aumento no seu faturamento.

Integrar a loja física ao e-commerce é uma estratégia que pode alavancar suas vendas e trazer novas perspectivas para o seu negócio. Realize uma pesquisa de mercado, pesquise fornecedores e visite lojas virtuais do seu segmento. Com planejamento e criatividade, se prepare para muitas mudanças positivas!

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