Quando o objetivo do marketing digital é por resultados, a questão de trabalhar a integração entre áreas de marketing e vendas é fundamental. A adoção de uma ferramenta de automação de marketing vem para colaborar em atividades rotineiras e de controle no processo de atração, nutrição e retenção de clientes, visando amplificar conversão do funil comercial.

Devemos ter ciência que adotar esta ferramenta elevam e focam as preocupações da equipe de marketing e vendas em ações que convertam em resultados positivos e mensuráveis, comprovando assim ROI (Retorno sobre Investimentos).

Destacamos abaixo, mais alguns benefícios do uso de ferramentas de automação de marketing:

1) Controle e Qualificação do Leads

Com o uso de uma ferramenta temos condições de acompanhar todos os leads gerados pelas ações de marketing e gerenciá-los. A partir da adoção de processos de nutrição, é necessário trabalhar as bases de leads de marketing até serem qualificados com critérios particulares para cada negócio, que então são transferidos para vendas. Percebemos que empresas que adotam esta prática, tem gerado efetividade maior de suas equipe de vendas, pois os leads já estão aderentes aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, cabendo apenas as questões comerciais para efetivações de negócios;

2) Redução de Custos e Aumento de Vendas

Diretamente relacionados ao item anterior, quando temos um trabalho mais maduro no processo de qualificação de leads para a equipe de vendas, proporcionado pelo processo de automação de marketing, os custos com trabalhos de prospecções frias são reduzidas, cortando custos desnecessários. Equipes trabalhando com leads aderentes as ofertas da empresa, aumentam suas vendas e consequentemente as margens alcançadas são mais benéficas. A redução do tempo do ciclo de vendas é outro fator que diretamente é influenciado de maneira positiva para ampliar resultados;

3) Inteligência de Marketing

Independentemente do nível de qualificação dos leads, a adoção e uso de uma ferramenta de automação de marketing nos fornece informações relevantes sobre os mesmos e características de sucesso de cada campanha. Temos condições de analisar níveis de aceitação de cada ação, dados demográficos, segmentação de leads impactados, etc. Uma análise aprofundada possibilita avançar sobre personalizações distintas para cada grupo de interesse a fim de gerar resultados ainda mais destacados. Avançamos a empresa para níveis mais elevados de inteligência competitiva, e sem dúvidas criamos subsídios diferenciados para geração de ideias de novas ações.

Enfim, os benefícios são vários quando utilizamos eficazmente uma ferramenta de automação de marketing. Existem várias opções no mercado nacional e externo, cada qual com funcionalidades e recursos específicos e que podem melhor ser indicados para sua necessidade. Cito algumas:

RD Station – www.rdstation.com.br
HubSpot – www.hubspot.com
ExactTarget – www.exacttarget.com
Marketo – www.marketo.com
Silverpop – www.silverpop.com
InfusionSoft – www.infusionsoft.com