O marketing é um dos segmentos de negócio que mais sofreram alterações com a popularização da internet como meio de acesso à informação. Deixou de ser, ao decorrer de suas mudanças, um serviço com foco único e exclusivo na conclusão do negócio. Hoje, visa a criação de um vínculo com o consumidor. Obviamente, o planejamento de marketing também precisou ser repensado.

Com o passar dos anos, a forma de fazer e planejar marketing evoluiu muito e, por esse motivo, gestores também precisam se desenvolver o tempo todo para acompanhar a evolução na área.

Para entender a velocidade das mudanças, basta lembrar-se da situação vivenciada há poucos anos. Antes, a conexão com a internet se limitava aos computadores, muitas vezes apenas no ambiente de trabalho e sempre com uma conexão discada. Hoje em dia, a velocidade da banda larga, o surgimento das novas mídias e o mercado mobile nos inseriram em um novo contexto de negócios, no qual as possibilidades para o marketing se tornaram praticamente infinitas.

Vamos ver como esse dinamismo impacta no trabalho dos profissionais e no planejamento de marketing.

Planejamento de marketing: Inbound x Outbound

Antes de trabalharmos a comparação entre as duas metodologias, vamos entender os conceitos de cada uma delas. Também conhecida como marketing tradicional, outbound é a metodologia que inclui toda iniciativa de comunicação movida apenas pela prospecção de vendas. De forma simples e prática, é a interação com o cliente focando exclusivamente no fim da transação. Entre as ações mais comuns nesse tipo de trabalho estão o telemarketing, a prospecção ativa de cliente e a mídia paga, tanto on-line quanto off-line.

Do outro lado, o inbound marketing é uma metodologia que trabalha com a criação e compartilhamento de peças de conteúdo úteis e relevantes para um determinado público-alvo. O objetivo, nesse caso, é construir relacionamento com os usuários por meio do conteúdo digital para que, quando o potencial cliente já estiver decidido pela compra, sua opção seja a empresa que o ajudou inicialmente.

No inbound marketing, as peças de comunicação, pauta e produção do conteúdo e os detalhes do seu negócio focam no cliente e em sua satisfação. E, como consequência disso, eles se fidelizarão à sua marca, aumentando os seus resultados.

As ações mais comuns de inbound marketing são a combinação entre os conteúdos ricos — e-books, infográficos, whitepapers, webinars, entre outros — com o investimento em mídia paga, conteúdo em blog, SEO, e-mail marketing e mídias sociais.

A seguir, veremos algumas diferenças que definem as duas metodologias.

Permissão e interrupção

A primeira diferença básica entre os dois métodos está na maneira como eles se relacionam com as pessoas. O inbound trabalha em busca da permissão do usuário, pois é ele quem autoriza a empresa a manter contato, quando faz download dos materiais e se cadastra na newsletter da companhia. Já no outbound, a publicidade interrompe o que o usuário está fazendo para exibir anúncios baseados nas pesquisas anteriores do internauta e tentar vender produtos.

Ou seja, no inbound o controle é do usuário, no outbound, da empresa. E, considerando o modelo de marketing predominante atualmente, a preferência é clara: o controle precisa estar nas mãos dos clientes.

Custo

O custo das ações é a diferença entre as metodologias mais comum na hora de desenvolver um planejamento de marketing. Apesar de, à primeira vista, o inbound soar como uma estratégia mais cara — você precisará de pessoas capacitadas para construir um conteúdo de qualidade para o seu público-alvo e terá de investir, por exemplo, em ações para melhorar a interação da marca com o cliente — o resultado é muito mais vantajoso.

Ao utilizar o outbound como estratégia, os custos envolveriam mídia paga e uma equipe de trabalho que custaria mais para a empresa, além de encontrar mais dificuldade para o fechamento das vendas.

Velocidade no resultado

Falando em investimento em mídia paga, surge outra diferença que fica muito clara entre os dois métodos. O conteúdo do inbound marketing usado para trabalhar o relacionamento e a geração de leads é um caminho que traz resultados consistentes, mas que costumam demorar um pouco mais. Por outro lado, o outbound pode apresentar um retorno mais imediato, pois as ações são mais objetivas em busca das vendas.

No entanto, embora o inbound possa demorar um pouco para entregar resultados, estes costumam ser duradouros, já que antes você se preocupou em estabelecer um relacionamento com seu cliente. Por isso, quando eles chegam ao ponto de fechar um negócio, já se encontram fidelizados à marca. Já no outbound, o relacionamento se encerra na conclusão da transação, o que, no futuro, refletirá nos lucros da empresa.

Um outro resultado a longo prazo será a avaliação positiva que receberá dos clientes fidelizados. Se o serviço for realmente marcante, pode fazer com que os consumidores propaguem sua qualidade e isso trará para você ainda mais lucro. Lembre-se: as estratégias com inbound podem demorar um pouco, mas trazem resultados duradouros.

Retorno sobre investimento

Independentemente da sua escolha para o planejamento de marketing da sua empresa, seu objetivo sempre vai ser maximizar o retorno sobre os investimentos. Nesse momento você deve estar pensando que apenas o inbound vai trazer um ROI positivo. No entanto, sabemos que o ideal é um trabalho conjunto entre as metodologias. Esse equilíbrio é o que vai trazer mais retorno.

ROI positivo e resultado dependem da capacidade de execução da empresa, em quaisquer metodologias. Todas elas têm seu valor e tudo vai depender da execução. Por isso, no momento de definir qual estratégia adotar para o seu negócio, vale a pena pesquisar as metodologias para compreender qual se aplica ao que você está tentando construir.

Independentemente do que escolher, lembre-se de que a atualização é uma palavra-chave para que você obtenha sucesso no seu negócio. Como comprovamos ao decorrer deste artigo, o mercado de marketing cresce e se moderniza a cada segundo e, por isso, estar na frente e vender mais está intrincado ao modelo de companhia adotado por você.

No mais, comece hoje mesmo a fazer o seu planejamento de marketing. Prepare sua empresa para ter mais resultados com uma estratégia ampla, completa e focada nos objetivos.

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!