Todo negócio precisa de consumidores leais para prosperar. Isso é fato. É preciso criar uma conexão entre a marca e seus clientes por meio da oferta de boas experiências de serviço, para que eles sintam a necessidade de sempre retornar. E essa conexão pra lá de vantajosa pode ser estimulada de diversas maneiras, sendo que no centro de todas elas está a inspiração de um senso de proximidade.

Não importa se sua empresa tem o melhor produto ou os melhores preços de todo o mercado, porque se o consumidor não sente que você está realmente trabalhando para atender a seus interesses e que não está levando em conta suas opiniões, ele pode até sair satisfeito, mas provavelmente não voltará a negociar com você, muito menos compartilhará suas impressões com outros possíveis clientes.

E é aí que entra a personalização como chave para o engajamento social, com base na segmentação, uma das estratégias mais importantes para gerar engajamento e fidelização, de forma que qualquer empreendedor deve procurar colocá-la em prática. Mas por onde começar? Pois nós vamos mostrar para você agora mesmo como é possível provocar o engajamento social e vender mais do que nunca com algumas dicas super simples! Então confira:

 

Conheça seus clientes mais a fundo

Você deve procurar saber o máximo possível sobre seus clientes. Qual é a média de faixa etária, onde moram e o que fazem em seu tempo livre é o mínimo, mas já é um com começo. A partir dessas e de tantas outras respostas, você conseguirá segmentar melhor sua comunicação e ajustar seu diálogo para um nível mais pessoal, a fim de catalisar a conversão e o engajamento.

Essas informações podem ser obtidas por meio do estudo das estatísticas de seu site ou de suas redes sociais. O segredo é manter seu banco de dados sempre atualizado, adicionando novos detalhes à medida que for pesquisando mais. Você vai ver como, muito em breve, terá uma relação super completa sobre o perfil da maioria de seus clientes.

Personalize o momento da compra

Imagine uma pessoa navegando em um site, procurando por novos móveis para sua casa. Ao clicar em uma cômoda interessante, logo abaixo é oferecida a sugestão de um conjunto de cadeiras do mesmo estilo e da mesma cor, que criariam um ambiente harmonioso em sua casa. Satisfeita, ela adquire os dois itens! E você acaba de testemunhar o poder da personalização durante o momento da compra.

Estudando o consumidor e suas preferências, você consegue prever quais tipos de itens podem interessá-lo, fazendo essa sugestão de maneira natural, de forma a tornar a experiência mais proveitosa. Além disso, com essa tática você cria uma necessidade ou desejo onde antes não havia sequer intenção, aumentando suas vendas enquanto ainda agrada o consumidor.

Promova um bom diálogo por e-mail

Seu cliente provavelmente recebe milhares de e-mails por dia. Como então sua empresa pode se destacar em meio a esse mar de informações? Simples: adotando linguagem e mensagem personalizadas, é claro! Comece por incluir o nome de seus clientes nos e-mails enviados, falando como se fossem bons amigos — desde que sem perder o profissionalismo. Informe-os somente a respeito de conteúdos relevantes a seus interesses, como uma promoção daquele item que já tinham olhado há alguns dias, por exemplo.

E não se esqueça de manter a moderação, evitando mandar várias mensagens em um mesmo dia. Afinal, você não quer que seus clientes tratem seus e-mails como SPAM, certo? De toda forma, é preciso manter um envio de mensagens regular, para garantir que o nome da sua marca fique na cabeça dos consumidores, ao mesmo tempo em que não os canse com uma mensagem atrás da outra. O segredo é testar até encontrar uma média que funcione nessa relação.

Direcione seus anúncios

Existem ferramentas que permitem adequar o conteúdo de cada anúncio às preferências de um usuário, baseando-se em seu histórico de navegação e localização. Dessa maneira, em vez de exibir anúncios genéricos, aos quais o público em geral está tão acostumado que nem presta atenção, tire vantagem desse bônus da internet, criando propagandas personalizadas, que realmente chamarão a atenção e promoverão o engajamento social.

Estabelecer um relacionamento próximo e natural com seus clientes não é uma tarefa fácil. Assim, para que as estratégias funcionem, você tem que estar disposto a realmente ouvi-los e dedicar um tempo a mais para garantir que cada um deles esteja satisfeito com sua empresa e seus serviços. Se você eliminar as barreiras que se colocam entre os compradores e os produtos desejados, já está oferecendo um serviço pelo qual eles ficarão gratos.

Viu como a personalização é mesmo a chave para o engajamento? Então comece já a fidelizar seus clientes com essa tática e veja seus negócios prosperarem! E não deixe de comentar aqui para nos contar se ainda ficou alguma dúvida ou para compartilhar suas experiências e sugestões conosco!