Para criar personas, o setor de marketing deve dedicar todo o empenho necessário para ter um resultado relevante. A persona deve ser a referência para o desenvolvimento de produtos/serviços e para produção de conteúdos, isto é, o norte das ações de marketing em sua empresa, pois reflete o exato perfil do cliente que compra seus produtos e se liga à imagem da sua marca.

 

Nesse trabalhoso e delicado processo, alguns cuidados devem ser tomados para criar personas completas de maneira estratégica. Nas próximas linhas, abordaremos 4 passos imprescindíveis, desde a pesquisa até a inserção das personas em uma campanha. Confira!

 

1. Colete dados reais para criar personas

Nenhum palpite ou especulação, por mais que você ou sua equipe sejam experientes, ajudará na definição de personas. Também as pesquisas incompletas pouco surtirão efeito, afinal o que se busca não é a criação de um público-alvo, mas sim de um perfil mais específico e que represente o seu “cliente perfeito”.

A base desse trabalho são as informações e os fatos que condizem com a realidade das pessoas pesquisadas. A amostra a ser entrevistada, para facilitar um pouco as coisas, pode ser composta por clientes atuais e por indivíduos que se enquadrem no nicho de mercado que você quer alcançar. O que se conclui, então, é que as personas são uma visão mais específica do cliente ideal dentro do seu público-alvo.

2. Aprofunde-se na pesquisa de seu perfil

O ponto principal na criação de personas é o seu detalhamento. Quanto mais informações importantes forem coletadas, maiores as chances de entregar um conteúdo valioso ao público, gerar mais leads, qualificar esses contatos, vender mais e fidelizar seus clientes.

Mas como fazer esse aprofundamento? Fazendo perguntas que vão além dos dados sociodemográficos: Questione os hábitos de compra, seu consumo de informação, motivações, problemas pessoais, objetivos e dificuldades profissionais.

Uma persona dá condições de saber se você está escrevendo para alguém que, por exemplo, busca por soluções que aumentem a produtividade dos seus funcionários — algo que somente a definição de público-alvo não daria.

3. Analise as informações levantadas

Após a pesquisa, é preciso reunir os dados coletados e tirar conclusões sobre eles. Nessa etapa, a ideia é cruzar as respostas dadas pelos entrevistados e achar as informações em comum entre elas. Analise as informações para achar pontos-chave:
• Qual é, comumente, o porte da empresa onde os pesquisados trabalham?

• Qual o produto ou serviço que eles mais procuram?

• Quais os tipos de conteúdo que mais consomem?

• Que redes sociais usam com maior frequência?

 

Cada tópico buscado na pesquisa deve ser preenchido, a fim de criar uma persona que unifique todas as características em comum. Por isso falamos em cliente ideal: a persona reúne as principais informações acerca do público potencialmente interessado em suas ofertas.

4. Utilize suas personas em uma estratégia de marketing

Agora é necessário inserir suas personas em sua estratégia de marketing. Faça isso de duas maneiras:

• Utilize suas personas já no planejamento, como pontos de referência para realizar projeções sobre metas, vendas, tipos de ações de marketing etc.

• Planeje a execução das suas estratégias focando em suas personas; mais precisamente na produção de conteúdos de seu interesse e na segmentação de campanhas.

Suas estratégias de marketing devem ser tão consistentes quanto a criação das personas. Você terá criado perfis completos, investido bastante e gasto tempo nessa tarefa: como colocar a campanha em prática e não levar em conta essas valiosas informações? Portanto, alinhe completamente suas personas com a comunicação da sua empresa.

Caso necessário, faça testes durante a execução dos seus projetos, a fim de encurtar a distância entre as peças ou conteúdos produzidos e os interesses do público.

Uma campanha bem estruturada está alicerçada na boa criação de personas. É um processo que deve primar pelo detalhamento das informações e pelo cruzamento das respostas mais comuns, dando assim o direcionamento correto para as suas ações de marketing. Você só conseguirá vender mais se entender a fundo como o seu cliente pensa e o que ele precisa.

Agora você conhece o melhor caminho para criar personas de forma estratégica. Tem alguma outra dica e quer compartilhar conosco? Participe nos comentários!