Para ser um bom vendedor, não basta conhecer aquilo que se vende. Há um processo de relacionamento com pessoas por trás do sucesso em vendas e um caminho a ser trilhado que geralmente depende de um bom líder na condução dos outros membros de sua equipe.

Empresas de grande sucesso em sua equipe de vendas costumam ter alguns “segredos” de liderança que são os responsáveis pelos bons resultados. Confira 3 passos rumo à liderança de sucesso:

Estabeleça metas e objetivos tangíveis para a equipe de vendas

Toda equipe de venda tem suas metas e a tarefa do líder não é apenas defini-las, mas orientar para que elas sejam atingidas. O ideal é que a liderança envolva os colaboradores no processo de construção da meta, que deve ser plausível dentro das necessidades da empresa, mas também da realidade do mercado e das condições da equipe de vendas.

O líder deve divulgar claramente os objetivos e mostrar a importância das metas, além de motivar a equipe demonstrando resultados já alcançados e apontando a capacidade que cada um tem de conseguir até mesmo superar as expectativas.

Não basta dar uma meta aos vendedores e esperar o mês terminar para cobrar seu cumprimento. É preciso apontar o caminho e direcionar os vendedores, estimulando a iniciativa, a criatividade e o engajamento para que os objetivos sejam alcançados.

Invista em treinamento e reciclagem

Um novo integrante de uma equipe de vendas obviamente precisa ser treinado acerca dos produtos e serviços com que vai trabalhar. Porém, mais do que isso, ele precisa ser ensinado sobre técnicas, habilidades e atitudes. A liderança precisa também investir em ter vendedores com boa capacidade de comunicação e habilidade de negociação.

É importante pensar que o processo de treinamento não deve acontecer uma única vez, quando o vendedor entra para o time. O líder é o responsável por manter uma reciclagem contínua nos membros da sua equipe, recorrendo às ferramentas oferecidas no mercado e na busca de cada vez mais conhecimento.

Evite erros que podem ser fatais

Alguns erros bem comuns cometidos por líderes podem ser o suficiente para prejudicar o rendimento de toda a equipe de vendas. Listamos três deles que podem ser fatais:

Visão errada sobre a equipe

Alguns líderes enxergam os membros de sua equipe apenas como seus subordinados e não como parte de um conjunto onde cada um está ali para somar. Além disso, é comum que o líder rotule seus colaboradores por causa de uma atitude ou comportamento eventual, o que acaba limitando o profissional.

Por fim, não notar as especificidades de cada um e tratar todos como se fossem iguais pode gerar desânimo e comodismo.

Liderança imposta

Uma liderança deve ser conquistada e não ser imposta simplesmente por uma hierarquia. O líder que se impõe de maneira autoritária impede os membros da equipe de desejarem inovar, pois faz com que tenham medo de errar. A autoridade do líder deve vir pelo reconhecimento e respeito dos membros da equipe graças à sua reputação e caráter.

Assumir tarefas delegadas

Muitas vezes o líder delega tarefas aos membros de sua equipe, mas ele mesmo acaba assumindo algumas delas. Além de ficar sobrecarregado, dessa forma ele impede seus colaboradores de crescerem e tomarem iniciativas. O líder não deve vender mais que seus vendedores, ele deve ajudar os membros de sua equipe a venderem mais. Além disso, ele precisa ter tempo disponível para ouvir as pessoas de sua equipe e dar feedbacks e orientações, o que não é possível se ele assume tarefas que não são suas.

O papel do líder é, sem dúvidas, de extrema importância para o sucesso de uma equipe de vendas, por isso ele deve sempre buscar conhecimento para melhorar a cada dia seu sistema de gestão. Esperamos ter colaborado para isso com o conteúdo de hoje! Se você considera que essas dicas podem ser úteis a algum dos seus amigos, compartilhe o artigo em suas redes sociais.