O mundo do SEO é repleto de termos, técnicas e ações que se alteram praticamente todos os dias, mudando a forma como os buscadores se comportam para indexar e ranquear páginas nos resultados de pesquisa. Mas por mais que várias mudanças sejam frequentemente implementadas, as palavras-chave continuam estrelando as técnicas de Search Engine Optimization.

 

Keywords são os termos que os usuários utilizam para realizar pesquisas sobre determinado tema, responsáveis por grande parte do crescimento de visualizações de páginas da internet. Sim, essa é a mais pura verdade! Ao perceberem que usuários usavam termos específicos para procurar por seus serviços, muitas empresas otimizaram seus sites com foco em tal palavra ou termo, procurando assim conquistar um bom ranqueamento nas pesquisas orgânicas e, mais tarde, trabalhar com links patrocinados.

Mas a verdade é que as palavras-chave vão muito além disso! E para você entender todos os aspectos mais importantes das keywords, separamos algumas informações pra lá de valiosas neste pequeno guia que compartilhamos especialmente com você hoje. Então acompanhe:

 

As palavras-chave e suas respectivas variações

Uma palavra-chave é um termo que descreve da maneira mais próxima possível o que sua empresa oferece. Pense sobre o que um usuário poderia digitar no campo de pesquisa dos buscadores para chegar diretamente a seu negócio. As melhores keywords costumam ter entre 2 e 4 palavras, o suficiente para descreverem o que o usuário procura sem abranger ou restringir demais a pesquisa. É um termo que poderia muito bem ser usado no dia a dia.

Geralmente, as palavras-chave se dividem em dois tipos: head tail e long tail. As head tails são termos mais comuns, como “o que é inbound marketing”, “e-mail marketing” e similares. Já as long-tails são mais específicas — e por isso maiores. Para ficarmos no mesmo plano de assunto, poderíamos ter “como implantar o inbound marketing na minha empresa” ou então “como calcular o retorno sobre investimento da minha empresa”. Entendeu a diferença?

A influência das palavras-chave no tráfego

A diferença básica é que uma palavra-chave head-tail atrai um tráfego mais amplo, uma vez que é um termo que não especifica a necessidade principal do usuário. As long-tails, por sua vez, especificam o usuário e a busca, de forma que se ele acessa sua página é porque aquele conteúdo realmente responde às dúvidas que o levaram a realizar uma pesquisa. E essa resposta automaticamente o deixa mais propenso a preencher formulários, entrar em contato com um de seus vendedores ou se cadastrar em uma newsletter.

Com isso em mente, a melhor dica que podemos dar aqui é: foque em frases e não em termos específicos. Se você quer ajudar alguém a criar uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, trabalhe na criação de uma campanha completa de e-mail marketing e não apenas em uma mensagem solitária. Faz sentido, não acha?

A escolha infalível de palavras-chave efetivas

Provavelmente essa é uma das maiores dúvidas de quem procura pelas palavras-chave certas para seu negócio: como encontrar aquela keyword matadora? Pois saiba que existem algumas práticas que o ajudarão a encontrar boas palavras-chave a serem trabalhadas em seu site ou blog. Que tal conferir 5 das principais?

Entenda a relação do negócio com o cliente

Antes de sequer pensar no primeiro termo escolhido para trabalhar, pense na principal forma com que seu negócio efetivamente pode ajudar seus clientes. Ele facilita tarefas? Ele resolve problemas? Ele ajuda em alguma atividade específica? Acredite: esse já é um ótimo começo.

Pense também na sua persona

Suas palavras-chave são muito relacionadas às personas do seu negócio. E é claro que você precisa de keywords interessantes para seu público! Por isso, entender exatamente o que eles procuram e como eles procuram é extremamente importante.

Pule as específicas, competitivas ou impopulares

Como falamos anteriormente, evite termos específicos demais, porque isso tira a qualidade do seu tráfego. Tente também não entrar em termos muito competitivos ou impopulares, que não trarão o resultado que você espera, mesmo que você se esforce muito. O segredo é, portanto, focar em frases que resolverão o problema da sua persona.

Evite palavras-chave vaidosas

Muitas vezes, alguns termos julgados como importantes para o negócio são extremamente difíceis de serem ranqueados. Pense, por exemplo, no termo “joias”. É muito amplo, mas todas as joalherias gostariam de ranquear para ele, certo? O problema é que termos assim tão comuns — como joias, roupas, sapatos ou meias — exigem sites com uma autoridade muito alta para os buscadores a fim de ranquearem bem. Então pense duas vezes antes de insistir nessa vaidade!

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Logo abaixo mostraremos algumas ferramentas para ajudá-lo a encontrar palavras-chave efetivas e, claro, suas variações. Mas por enquanto o que você precisa saber é: use-as sempre! Vários insights e oportunidades podem ser tiradas dessas ferramentas.

As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Agora que você já sabe que deve usar esses recursos, chegou a hora de conhecer pelo menos as melhores opções, não concorda? Fique de olho:

Keyword Planner

O Google oferece um planejador de keywords, o famoso Keyword Planner, que fornece volume de buscas, custo da palavra por clique em links patrocinados e várias sugestões interessantes de palavras que podem ser usadas em prol de seus objetivos.

KeywordTool

O KeywordTool.io é uma versão alternativa ao Planner, que pode ser usada gratuitamente. Ela usa o autocomplete do Google para dar sugestões e mostra variações de uma mesma palavra-chave que podem ser bastante interessantes.

Autocomplete do Google

É isso mesmo, o autocomplete do Google também pode ser usado a seu favor! Afinal de contas, ele mostra os termos relacionados mais recentes, além de armazenar diversos dados sobre comportamentos de pesquisa que outras ferramentas não dão conta de guardar.

SemRush

Por último — mas não menos importante —, vamos falar de uma ferramenta um pouco mais avançada e que, inclusive, usamos na Next Idea. O SemRush é excelente para pesquisar tanto termos quanto páginas e posts de sites específicos, relacionando quais palavras-chave geram tráfego e várias outras funcionalidades legais. Vale a pena conferir!

São diversas as variáveis para se escolher as palavras-chave efetivas para seus objetivos. Obviamente algumas influenciam mais e outras menos, mas é importante levar todas em consideração! Pense sempre no que sua persona precisa e não em qual termo o levará para a primeira página do Google, priorizando sempre as keywords que vão trazer mais tráfego qualificado para seu site e otimizando seus conteúdos com técnicas de SEO tanto on-page quanto off-page. Só não se esqueça de que o vem primeiro é o conteúdo!

Agora nos conte se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto! Compartilhe seus questionamentos aqui e participe da conversa!