A pesquisa de palavras-chave é extremamente importante para estratégias tanto de SEO quanto de links patrocinados. Uma boa escolha de termos pode colocar a sua empresa no topo da página de resultados do Google, gerar tráfego orgânico para o seu website e fazer você economizar uma boa quantia em investimentos em anúncios.

Mas você sabe como encontrá-las? Neste artigo, vamos descomplicar a sua vida e mostrar quais são as 5 melhores ferramentas para pesquisa de palavras-chave!

1. Planejador de Palavras-Chave do Google

Nada melhor do que poder contar com uma plataforma exclusiva do maior mecanismo de buscas do mundo! Uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de marketing digital, o Google Keyword Planner é sinônimo de simplicidade.

Nele, é possível encontrar o volume de buscas por determinados termos, encontrar novas palavras-chave, entre outros recursos. Ah, e tudo isso gratuitamente! Tudo que você precisa ter é uma conta no Gmail.

2. SEMrush

Com maior variedade de aplicações, a SEMrush é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais completas do mercado. Com ela você pode coletar dados relacionados à concorrência das palavras-chave, como quais geram maior quantidade de tráfego.

Além disso, a SEMRush revela quais termos têm maiores taxas de conversão e monitora o desempenho dos seus próprios artigos e anúncios. É bastante recomendada desde a etapa do planejamento até os passos finais da estratégia, como relatórios de ações.

3. Long Tail Pro

Se o seu objetivo é encontrar palavras-chave relacionadas a algum termo específico, a Long Tail Pro é a ferramenta indicada. É uma ótima estratégia para encontrar termos de pesquisa de baixa concorrência e altamente procuradas, um oásis para empreendedores digitais.

Ela gera até 800 palavras relacionadas quando o usuário busca por um termo primário. Ou seja, é ótima para utilização de estratégias de cauda longa. Daí em diante, você só precisa selecionar aquelas que são realmente relevantes para o seu negócio e investir com tudo!

4. KeywordTool.io

Bastante semelhante ao Long Tail Pro, a KeywordTool.io tem o diferencial da simplicidade. Além disso, ela ainda funciona em 83 línguas, caso você queira expandir os seus negócios para fora do país.

As sugestões incluem termos antes e depois da sua palavra-base, abrindo um extenso leque de oportunidades para anunciar ou otimizar as suas estratégias digitais.

5. Autocomplete do Google

Você já deve ter notado que, quando vai fazer uma pesquisa no maior buscador do mundo, ele autocompleta com frases mais extensas. São termos semelhantes e que, certamente, têm alto volume de buscas.

O preenchimento automático pode ser utilizado por qualquer um, e você pode explorá-lo de diferentes maneiras. Uma possibilidade é digitar cada letra do alfabeto logo depois do termo principal que você quer trabalhar e observando cada uma das previsões feitas pela aplicação.

Uma boa pesquisa de palavras-chave pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua estratégia de marketing digital. Então, analise essa lista e descubra qual dessas ferramentas é a melhor para o seu negócio.

Acha que faltou alguma ferramenta nessa lista? Conte para nós por meio dos comentários!