Como posso criar meus objetivos estratégicos de negócio? Muitas vezes me deparo com algumas situações que me preocupam. São gestores e profissionais de marketing solicitando projetos digitais sem nenhum objetivo claro. “Preciso de um site”, “Quero estar nas Redes Sociais”, “Quanto custa um Blog?” ou “Que tal um game…”. Mas quando questionamos sobre o motivo de se desenvolver os projetos solicitados, vemos pontos de interrogações surgindo em suas faces.

 

Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital


 

Percebemos ações desconexas e sem qualquer planejamento, consumindo verbas de marketing sem produzir resultado algum para suas Marcas e Empresas. No médio e longo prazo, enxergo organizações que serão descrentes dos resultados possíveis com Marketing Digital.

 

Para evitarmos isso, o primeiro passo quando pensamos em qualquer solução para o ambiente digital é definirmos os objetivos estratégicos de negócios que queremos alcançar. Estes objetivos devem ser claros para a organização, relevantes para os negócios, mensuráveis e factíveis de serem alcançados.

 

CONHEÇA ALGUNS EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DE NEGÓCIO

Procurei elencar alguns exemplos de objetivos estratégicos de negócios, para direcionar o ponto primário de qualquer planejamento, seja ele para o digital ou não. Comum entre eles a necessidade de estabelecer metas claras de crescimento desejado. Seja realista na hora de determinar o valor e o prazo de cada objetivo. Confira a lista abaixo:

 

1- Ampliar a lembrança de marca;

2- Incrementar a geração de leads;

3- Criar engajamento com a base de relacionamento;

4- Estabelecer uma retenção de clientes mínima por mês;

5 – Melhorar o índice de satisfação de clientes;

6 – Diminuir o ciclo comercial em período pré-definido;

7 – Alavancar as vendas para determinada região;

8 – Desenvolver ações constantes de relacionamento com clientes;

 

Avalie se você possui objetivos claros de onde deseja chegar. Somente depois disso, desenvolva seus projetos com planejamento. Você poderá ter surpresas, talvez não precise ter o “game” ou a “tal rede social” que imaginava e mesmo assim atingirá seus objetivos gerando valor para sua Marca ou Empresa de forma eficaz.