Você fez todo o passo a passo direitinho: desenvolveu um plano estratégico para a sua empresa e definiu quais são os objetivos de marketing a serem alcançados durante o ano. E agora? Como garantir que as metas sejam alcançadas? Como saber se a equipe está comprometida e cumprindo com suas responsabilidades? Continue lendo o nosso post que iremos te ajudar a implementar e avaliar as estratégias de marketing que você planejou!

Defina um plano de ação

Se você acha que a fase de planejamento já ficou para trás, está muito enganado! Ainda há alguns pontos muito importantes que precisam ser definidos antes que as ações comecem a ser colocadas em prática. Agora que você já tem os objetivos de marketing e sabe quais ações serão adotadas para alcançá-los, é preciso desenhar um plano de ação. Defina quais serão as etapas e recursos necessários para que as estratégias sejam implementadas. Também é importante determinar os prazos e responsáveis para cada etapa ou tarefa. Dessa forma, você evitará que as ações percam o timming e garantirá que todos saibam exatamente quais são as suas funções para atingir os objetivos.

Analise constantemente

Imagine chegar no final do ano e descobrir que as metas não foram alcançadas. Essa seria uma surpresa muito desagradável, certo? Por isso, é muito importante que os resultados sejam coletados e analisados frequentemente para que novas diretrizes possam ser tomadas e adaptações sejam executadas enquanto ainda há tempo. A análise constante também permitirá que você saiba o quão longe está de alcançar os objetivos de marketing e possa tomar atitudes rápidas para corrigir os rumos das estratégias. Ou seja, sem surpresas desagradáveis de último minuto!

Ouça as equipes envolvidas direta e indiretamente

Ouvir o feedback da sua equipe e de outras, como a equipe de vendas, é essencial para saber se o plano está sendo executado da maneira correta e os resultados estão satisfatórios. Criar uma aproximação com a equipe de vendas é uma ótima forma de medir como está a geração de leads proveniente das ações de marketing e qual é a qualidade deles. Estabeleça uma comunicação aberta com o seu time e os demais e esteja disposto a ouvir feedbacks e ideias. Além de não ser recebido com nenhuma surpresa no final do ano, as informações que você conseguirá adotando essa postura serão valiosas para te ajudar a alcançar as metas.

Não tenha medo de mudar no meio do caminho

O plano de marketing é um importante documento de diretrizes do que deve ser feito ao longo do ano para que os objetivos sejam alcançados. Porém, ele não é e nem deve ser imutável. Muitas coisas podem mudar em um ano e, até mesmo, em dias e, por isso, é importante estar atento às movimentações do mercado, às ações dos concorrentes, às reações do seu público-alvo e, claro, ao cumprimento das metas estabelecidas. Caso você note que os objetivos estão muito longe de serem alcançados, investigue qual o motivo de isso estar acontecendo e implemente uma solução o mais rápido possível, nem que ela signifique adotar uma estratégia totalmente diferente da que havia sido traçada inicialmente.

Os pontos que listamos acima serão importantes para que você não tenha nenhuma surpresa no meio do caminho e os objetivos de marketing sejam alcançados. Quer uma dica para potencializar ainda mais os resultados de marketing? Então dê uma olhada neste post e otimize sua gestão de metas!