Atrair potenciais clientes para a base de contatos da empresa é uma forma de expandir as oportunidades de vendas do negócio. Conhecidos por leads, esses potenciais clientes devem ser levados adiante na oportunidade de compra até se tornarem qualificados. Os leads seriam então pessoas interessadas nos produtos ou serviços da empresa e que compartilharam com ela os dados pessoais, como nome e e-mail.

Um visitante pode ser convertido em cliente, mas as chances de um lead se tornar um cliente são muito maiores, pois ele foi qualificado para a compra e nutrido com informações e conteúdos relevantes sobre o segmento e o produto. Ficou interessado no assunto? Então continue acompanhando o post!

Por que ter leads qualificados?

O processo de qualificação dos leads é essencial para aumentar as chances de vendas. Nesse sentido, as estratégias determinarão o sucesso da solução de marketing digital.

Ao qualificar o lead, em vez de executar estratégias de divulgação meramente comerciais, as empresas precisam investir em conteúdos informativos e serem relevantes para o potencial cliente. Dessa forma, o próprio lead avançará na busca por dados mais aprofundados, seguindo os passos desejados pela empresa no desenvolvimento da estratégia de marketing digital.

São considerados leads qualificados aqueles que já passaram pelas diferentes fases da jornada do consumidor (consciência/consideração/decisão) e se encontram na última etapa. Nessa fase, é a equipe de vendas que deve entrar em ação e finalizar a venda a partir de uma abordagem mais assertiva que será feita a partir da análise de todo o processo de qualificação do lead.

Como qualificar leads?

A principal dúvida de muitos empresários é: como qualificar os leads? O marketing de conteúdo se apresenta como a alternativa no marketing digital que mais oferece resultados para a qualificação dos leads.

Inicialmente, as publicações em blog serão usadas para atrair um maior número de visitantes. Use call to action e landing pages para converter os visitantes em leads com ofertas relevantes para o post, como e-books, guias e checklists. Após o usuário informar os dados pessoais, ele deve automaticamente entrar em uma lista, e por meio dela receberá conteúdos com intervalos regulares.

Esses conteúdos serão responsáveis por qualificar o lead, informando-o sobre o tema de interesse, que pode ser desde um produto ou serviço específico e até mesmo o segmento.

Como integrar as equipes de marketing e vendas?

Após a qualificação do lead por meio de conteúdos relevantes que o levem adiante no funil de vendas, é hora de haver a interação entre as equipes de marketing e vendas, pois o usuário já estará preparado para finalizar a compra.

O marketing é o responsável por atrair e qualificar os leads, por meio do conteúdo e demais estratégias de marketing digital. É também a equipe de marketing que deve identificar quando o lead já pode ser abordado pela equipe de vendas e fazer essa transferência, sem esquecer de passar as informações relevantes que auxiliem o vendedor a definir a melhor abordagem. O trabalho é conjunto e, portanto, exige que as equipes atuem em sintonia.

Leads qualificados geram mais vendas, mas o processo de qualificação deve estar alinhado às melhores estratégias de marketing digital para que proporcione os resultados almejados. Gostou deste post e quer acompanhar as novidades do marketing digital? Assine nossa newsletter para receber conteúdos únicos para melhorar o desempenho do seu negócio!