Aqui em nosso blog, já falamos como as empresas podem usar seus sites para a geração de leads. Uma ação bem importante para criar boas estratégias para a captação de leads são os CTAs ou call-to-action (no português pode ser traduzido para “chamando para uma ação”).

Você pode não estar muito familiarizado com o nome, mas é bem possível que já tenha feito diversos CTAs em seus posts ou outras páginas de seu site. Eles são basicamente aquelas chamadas para que o usuário faça alguma ação dentro do seu site. “Clique aqui”, “Saiba mais”, “Faça o download”, são alguns dos botões que direcionam o visitante para outra página, normalmente chamadas de landing pages. Nelas ele poderá preencher algum formulário, ler um aviso importante, baixar algum material ou comprar algum produto, por exemplo.

Não tenha medo de experimentar

Faça testes para saber o que a sua audiência prefere. Será que os botões laranjas ou os azuis são os mais acessados? Essas e outras perguntas devem ser feitas para saber o que dá mais resultado dentro do seu site. Se as cores do seu CTA ficarem muito parecidas com as do seu site é bem possível que ele não chame atenção. Por isso, é interessante usar cores de destaque e que se diferenciem do restante do layout. Nesse caso o principal objetivo não é ser esteticamente agradável, mas sim chamar a atenção.

Cuide com o lugar

Como já comentamos, é bem importante que o CTA fique visível. Então, procure colocá-lo na página de forma que o usuário não precise mexer na barra de rolagem para enxergar o botão. Isso, de cara, já vai fazer você perder boa parte da sua audiência. Se quiser inserir no final do post, tudo bem, mas coloque também no topo. Assim, o usuário é chamado constantemente para realizar alguma ação.

Seja visível

O tamanho dos botões de call-to-action são bem importantes para o desempenho da sua campanha. Mais uma vez, a ideia é que eles sejam enxergados pelo seu público. Por isso é interessante não optar por botões pequenos ou com textos difíceis de serem visualizados.

Procure entender a sua audiência

Mais uma vez sugerimos que você faça testes para saber de que forma é mais fácil atrair a atenção da sua audiência. Será que eles curtem mais conteúdo ou mais elementos gráficos? Será que algum tipo de animação (bem sutil) pode fazer a diferença na hora de atrair os usuários? Essas respostas vão lhe direcionar melhor em relação às estratégias para inserir os CTAs nas páginas.

Demonstre senso de urgência

Não vale só para a web. Palavras que dão noção de urgência acabam nos seduzindo. Procure produzir ações de call-to-action com termos como “imediatamente”, “agora”, “já”, “hoje”, para que seja bem difícil que um usuário passe por elas sem ter vontade de clicar.

Agora que você já viu algumas recomendações sobre como usar essa estratégia de marketing digital, comece a inserir os CTAs em seus materiais e não esqueça de avaliar o que está gerando mais resultados para as suas páginas. Comente e conte pra gente como está sendo o retorno para o seu negócio!

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