Parece que alguns departamentos de marketing está míope, não conseguem enxergar com clareza a inovação. Esta miopia pode ser caracterizada pela condição de lidar com o marketing apenas com a execução de tarefas e processos centrais e genéricos da área. Os malefícios desta deficiência “visual” é chamado fixação funcional – que induz uma pessoa a ver um objeto ou processo somente como é usado da forma tradicional.

Brincadeiras e analogias à parte, este problema no marketing, de estagnar e executar as estratégias em uma zona de conforto, é reflexo de algo comum nos negócios. O medo. Algumas empresas não têm coragem suficiente para inovar, o problema é que o mercado cada vez mais não corresponde a isso.

Novos modelos de negócio, um fluxo mais complexo de jornada de compra e a programação dominando os trabalhos operacionais são apenas algumas provas de como temos que rever a forma de executar o marketing por trás de uma marca. O departamento de marketing de qualquer empresa precisa trazer estas tendências para a empresa justamente por ser uma área que está mais próxima do público final.

Mas como implementar a cultura de inovação na área de marketing? Segue aqui algumas dicas!


Analise os dados do seu negócio
Uma forma excelente de enxergar com clareza as oportunidades é analisar os dados que seu negócio já tem. Traduzir uma grande quantidade de dados em informações estratégicas é o primeiro passo para você conseguir desenvolver novas táticas de atingir o seu público-alvo, e ainda mais: defender e aprovar suas ideias junto à diretoria!


Conheça as novas tendências e principalmente compartilhe com a equipe!
Não pare de se atualizar, procure conteúdos estratégicos para o seu negócio e procure compartilhar com a equipe. Um dica interessante é propor um encontro onde todos do departamento de marketing possam compartilhar informações. Estes conteúdos sobre inovação são extremamente importante e se forem discutidos e analisados com sua equipe podem servir de insights incríveis para o seu negócio!


Enxergue os processos da sua área de um novo ponto de vista
Procure dialogar com sua equipe sobre os processos e a natureza deles. Busque entender se algumas tarefas operacionais estão realmente impactando os resultados que o departamento de marketing procura atingir. Muitas vezes a equipe pode estar desgastada executando táticas que não estão impactando de fato o negócio.

 

Questione o modelo do seu negócio
Reflita sobre o departamento de marketing como um todo. Qual é o objetivo principal da sua área? Como sua equipe trabalha? As tarefas estão bem distribuídas? Suas estratégias estão impactando de fato o negócio? As respostas para estas reflexões podem ser dolorosas mas é preciso analisar de forma crítica o papel do marketing na sua empresa. Somente assim se encontra coragem suficiente para inovar.

 

Estas dicas podem trazer diversos insights para o seu negócio, o mundo está mudando vertiginosamente, manter-se atualizado e analisar o impacto do seu trabalho é imprescindível para enxergar com clareza a inovação. Força neste desafio!