Se você ainda tem dúvidas se deve ou não usar uma estratégia de e-mail marketing em sua empresa, este artigo é mesmo para você! Então aqui já vai uma enorme verdade: não, o e-mail marketing não morreu! Muito pelo contrário, ele aparentemente está mais vivo do que nunca, sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter dentro de sua estratégia de marketing digital e de inbound.
Sabia que e-mails são até 40 vezes mais eficazes que redes sociais para conquistar novos clientes? Isso sem contar que ainda aceleram o processo de compra e conseguem resultados até 3 vezes mais rápidos que as queridinhas redes sociais. Por essas e outras é que resolvemos mostrar por que você ainda deve utilizá-lo. Acompanhe:

E-mails são pessoais e direcionados

Uma campanha realmente bem feita dentro de sua estratégia inbound tem duas bases principais: personificação e segmentação. Enviar um e-mail para alguém é algo pessoal, mostra que você dedicou tempo para criar e enviar uma mensagem direcionada especificamente para aquela pessoa. E com as empresas não poderia ser diferente!
Assim, ao enviar um e-mail para um lead que está evoluindo dentro do funil de vendas, a mensagem mostra que sua empresa tirou um tempinho extra para criar conteúdo e enviá-lo especialmente para ele, o que torna o processo muito mais pessoal e único. Além disso, ainda é possível segmentar sua base para enviar mensagens diferentes para clientes com perfis também diferenciados. Dessa forma, a mensagem certa chega para o cliente certo no momento apropriado, o que é muito importante dentro da estratégia inbound. Já pensou que um e-mail enviado logo que um visitante baixa um e-book e se torna lead pode ser a cereja do bolo dentro da jornada de compra?

E-mails são conferidos diariamente

Mesmo com o boom das redes sociais — como o Facebook e o Twitter —, e-mails ainda são parte ativa da vida da maioria das pessoas. Na verdade, diversas pesquisas realizadas pelo Channel Preferences Survey mostram que 91% dos entrevistados acessam seus e-mails diariamente, contra 57% que logam no Facebook e 30% em outras redes sociais.

Querendo ou não, as caixas de entrada se tornaram partes ativas do nosso dia a dia, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Com todos esses dados conspirando a favor, simplesmente não há por que seu negócio não se beneficiar dessa oportunidade para ter sucesso, aplicando um recurso tão poderoso à sua estratégia inbound!

E-mails geram um ROI excelente

Os custos relativos à criação de uma campanha de e-mail marketing são consideravelmente em conta, mas esse não é o principal fator que torna essas mensagens tão oportunas. Na verdade, o retorno sobre o investimento é que se destaca! Segundo o Mediapost, uma campanha de e-mail bem executada pode gerar um retorno de até 40 vezes o valor investido — ou seja, para cada 1 real aplicado você tem 40 de ganho. Bastante expressivo, não concorda?
Para medir o ROI real de uma campanha dentro da estratégia, existem métricas e análises que devem ser feitas e que comprovam por A + B como o e-mail está mais vivo do que nunca! Para ajudar, não deixe de conferir nosso artigo focado no ROI em campanhas de e-mail marketing!
Dentro da sua estratégia inbound, o e-mail tem um papel extremamente importante tanto na ativação do lead como em sua devida manutenção, mantendo-o sempre em contato com a empresa. Além disso, mensagens personalizadas ajudam a criar confiança e empatia pela marca! Por isso, se você ainda não tem uma estratégia aplicada, trate de criar logo a sua!
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