O ISA – Interaction South America é um evento internacional de UX design e interação que acontece todo ano em cidades da América do Sul. Este ano a casa do ISA foi Florianópolis, que recebeu mais de 1.500 profissionais das áreas de design de interação, user experience e user interface. Eles foram atrás de quase 30 horas de conteúdos sobre design, negócios, comunicação e tecnologia.

Next Idea no maior evento de UX design do mundo
O 1º dia do evento contou com dezenas de palestras simultâneas com destaque para temas como chatbots, design do futuro, inovações nos modelos de negócio e otimizações de sistemas para o aprimoramento da experiência do usuário. No 2º e 3º dia foi a vez dos keynotes, com palestrantes de vários lugares do mundo, como Greg Petroff do Google Cloud, Janaki Kumar da SAP Labs, Belmer Negrillo do Facebook e Rob Nero do Spotify.
Parte da equipe de design da Next Idea participou desses 3 dias de muito aprendizado e inovação. Confira nossos destaques do ISA!
Giseli Brasil e Nasser Said
Design como meio para inovação
Como o design thinking pode auxiliar na experiência do usuário? Para eles o design é a chave para a inovação.
- Estamos expostos a um mundo complexo, o objetivo é simplificar o dia a dia e isso vale também para as experiências que as marcas promovem.
- Antigamente assinávamos jornais impressos, hoje cada um de nós recebe on-line o equivalente a seis jornais por dia. É preciso saber lidar com essa enxurrada de informação.
- A prática passa pelas etapas de descoberta.
- Precisamos imergir no universo do outro para poder entender como ele pensa e consome.
Andrew Kaufteil
Work Culture Feijoada: 9 elements of innovation
O diretor de Crescimento e Parcerias da Cooper apresentou 9 passos das empresas do Vale do Silício para inovação. Ah, ele usou como exemplo a feijoada, onde cada ingrediente é importante pro resultado dessa paixão nacional.
- Líder como protagonista da inovação
- Equipe multidisciplinar e humilde
- Data-driven, empresas que atuam com base em dados têm mais sucesso
- Riscos, se não arriscar em nada não vai encontrar o caminho do sucesso
- Seja radical
- Inspire-se para pensar de um jeito diferente
- Ambiente descontraído é um grande elemento da inovação
- Ambiente colaborativo e organizado
- Trabalho autônomo faz com que o trabalho vire uma paixão
Cynthia Savard
Tragic design
Cynthia Savard, da Shopify, trouxe para o ISA os perigos de um design trágico. Produtos não pensados no usuário irritam, trazem tristeza, podem excluir e até mesmo matar quem os usa.
- O papel do usuário é defender o usuário.
- Precisamos reconhecer que o design é uma ferramenta poderosa, para o bem e para o mal.
- Com foco na métrica é possível ter um bom design.
- É preciso definir seu código de ética para determinar o que fazer como designer. E o que não fazer principalmente.
- Respeitar as emoções dos usuários é indispensável para qualquer profissional de design.
Anderson Gomes
Design leadership
Nesse keynote, Anderson Gomes, da Youse, falou sobre a liderança de design e a virada profissional que acontece quando o designer passa a liderar pessoas e projetos.
- Assim como qualquer cultura, a de inovação também é construída todos os dias.
- Deixe claro para o time qual é o propósito do time.
- Design é um comportamento.
- Liderar é inspirar pessoas a irem para um caminho.
Russel Parrish
Nudges: Influencing user behavior
Como é possível influenciar o comportamento do usuário foi a discussão proposta por Russel, da IBM. Ele explicou como reconhecer padrões persuasivos no design.
- Às vezes é bom usar o atrito para que a experiência seja mais relevante.
- As necessidades do usuário sempre devem vir antes das necessidades da empresa.
- Devemos criar expectativas para o usuários.
Links:
Mariana Salgado
Decisões pessoais e éticas para o desenvolvimento de carreira
Para Mariana Salgado, da Suo&CO, design é um ato político. Não são apenas interfaces, mas sim o impacto social que elas causam. Surge um novo papel, o do designer social.
- Precisamos ser críticos para melhorar o design.
- Os argumentos do design não precisam se basear apenas nas vantagens, podemos argumentar também sobre o processo inclusivo e participativo.
- A forma como organizamos o trabalho é o que reflete no resultado.
- Design é um processo que inclui e exclui pessoas.
- Podemos fazer um mundo mais justo e transparente por meio do design.
Luis Arnal
O designer como arquiteto de comportamento
Como maximizar o uso da economia comportamental no processo de UX design? Para Luis Arnal, da Insitum, tudo começa entendendo que design e comportamento humano têm uma relação muito próxima.
- Muitas vezes os problemas estão nas pessoas de negócios que não conseguem imaginar o papel do usuário.
- Precisamos ser mais empáticos e conhecer a razão, o comportamento, o material e a emoção das pessoas. Só quando você entende as pessoas nessas 4 dimensões você pode entender o problema dela.
- Os designers moldam a qualidade das nossas interações com o mundo.
Links:
- Empatia, a chave para a inovação
- Heart, framework para definir as métricas de UX do seu produto
- Como resolver problemas por meio do design
A participação da nossa equipe em eventos é sempre uma experiência única e que rende muito conhecimento. Veja como foi o nosso último RD Summit!