Como já dizia há muito tempo o filósofo Heráclito: “Nada é permanente, exceto a mudança.”

Com este espírito de que tudo muda a todo momento, o profissional de marketing e vendas, além das agências, têm que estar preparados para mudar constantemente, no sentido da melhoria contínua, evolução ou até mesmo da disruptura.

 

Gestão de mudanças, segundo a Wikipédia, é “uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas”.

 

Mas, para que uma organização mude, as pessoas que constroem esta organização precisam estar abertas à mudança.

 

Recentemente fiz uma palestra para a equipe da Next Idea mostrando o quanto a nossa empresa sempre esteve pronta para mudar. Por meio de uma conexão com o mundo infantil procurei apresentar o quanto podemos ser agentes de transformação e promover mudanças que façam sentido para o momento da empresa.

 

Essas mudanças começam em cada indivíduo, e então podem impactar uma transição na empresa, na sociedade e, por que não, no mundo. Naquele dia fiz um paralelo com a inocência infantil de uma criança de 4, 5, 6 anos que tem na pureza de seu espírito a crença de que tudo é possível.

Mudar é preciso, veja como fazer uma gestão de mudanças eficiente

 

Uma história de transformação

A Next Idea é uma agência que recentemente completou seus 5 anos. Neste período, muitas transformações ocorreram, mas o nosso propósito permaneceu inalterado.

 

A seguir eu apresento alguns pontos que ajudaram a Next a fazer uma gestão de mudanças eficiente.

Missão e visão com propósito

Independente da mudança que tivemos que executar  ao longo dos anos na agência, nossa missão e visão permanecem as mesmas. Pautamos nossas ações e direcionamentos estratégicos por este guia. Aí fica fácil avaliar oportunidades, ações e novas rotas quando sabemos o que desejamos e como queremos ser reconhecidos pelo mercado. Mudamos, mas sempre dentro da nossa essência.

Equipe engajada

Muitos novos caminhos foram trilhados. Uns deram certo, outros não, mas sempre foram possíveis de ser realizados porque tínhamos um time comprometido e engajado com os valores que pregamos na empresa. Aliás, estes valores foram construídos pela própria equipe, o que ela entendia que era importante para ser trabalhado e aprimorado no decorrer dos períodos de transformação.

Indicadores de negócios e gestão transparente

Ter a empresa nas mãos para saber os principais resultados de negócios e eficiência operacional para depois dividir com toda a organização estas informações. A mudança é crescente e as áreas evoluem baseadas em fatos e dados. Evoluímos a ponto de toda a agência apresentar seus principais pontos de sucesso e atenção todos os meses.

 

Mas não dá para parar: continuamos a avançar para implantar OKRs (Objectives and Key Results) de maneira eficiente, já que em nossa primeira experiência não fomos bem sucedidos por estruturarmos muitos objetivos.

Vontade e motivação

Independente das objeções e dificuldades, a mudança sempre foi bem-vinda na agência pela vontade de construir algo cada vez maior. Essa evolução não impacta somente em termos de negócios, mas acontece para que todos que fazem parte da empresa evoluam juntos. Fruto disso, desenvolvemos um plano individual de carreiras, algo que mobilizou ainda mais todos para a mudança evolutiva.

 

Voltando ao tema e explicando por que fiz a conexão da mudança com o mundo infantil, acreditamos que tudo é possível quando estamos dispostos a mudar. Ter clareza do que queremos, aprender com os erros, evoluir em conjunto e comemorar as conquistas são pontos pelos quais toda criança passa para se desenvolver. Por isso, somos uma empresa com 5 anos mas com a consciência de que ainda temos muito a aprender.

 

Dizem que é com 5 ou 6 anos que a criança começa a ter a percepção de como está inserida no mundo e nesse momento suas lembranças se formam para toda a vida. Queremos que a agência também perceba sua importância no mercado e no mundo. Que tenhamos lembranças ao longo de toda nossa vida de excelentes movimentos que fizemos para uma mudança constante em busca do sucesso pleno.

 

E dividir isto com todos nos traz a alegria que toda criança sente em suas brincadeiras. Que este espírito de pureza em acreditar que tudo é possível nos guie para transformamos o que for necessário. Nós estamos prontos para mudar!