Estamos em um período de transição de modelos mentais e operacionais entre o Marketing tradicional e o Inbound Marketing. É normal os gestores de empresas e de marketing se questionarem sobre que modelo seguir. Os estudos comprovam o quão rápida está sendo esta transição por parte dos consumidores, fazendo com que as empresas se adaptem e se adequem o mais rapidamente possível a nova maneira de vender. É neste momento de transição e de avanço em resultados comerciais que a adoção de uma agência especializada em Inbound Marketing torna-se importante.

Mas quais as diferenças básicas entre uma agência de comunicação que adota o modelo de Inbound Marketing frente as agências “tradicionais”? Procuramos ao longo deste artigo citar algumas delas para melhor orientar as empresas no momento de decisão entre agências.

  • 1) Meta: O principal objetivo de uma agência de Inbound Marketing é alcançar as metas estratégicas da Empresa, principalmente as comerciais. Percebe-se um comprometimento forte com relação a obter Retorno sobre Investimento (ROI) comprovado e positivo.
  • 2) Planejamento: Verificamos que os Planejamento Estratégico Digital são fortalecidos nas questões para resultado e não apenas em comunicação e marca. Percebe-se um foco em entender o modelo de negócio da empresa, perfil de comprador, metas comerciais e departamentais, vantagens competitivas, características do segmento de atuação e outros temas diretamente relacionados ao negócio da empresa. Os planejamentos são únicos, objetivos, tangíveis e mensuráveis em termos de ações e resultados.
  • 3) Otimização de Budget: Preocupação constante com investimentos já realizados e otimização de budget. Como o objetivo primário é possuir um ROI positivo, toda ação que já teve um despendido de investimento é trabalhada para sua alavancagem em termos de resultados. Fazer algo apenas por fazer está fora dos planos de uma agência de Inbound Marketing. Toda verba é otimizada para máximo resultado.
  • 4) Métricas: Análises quantitativas e qualitativas sobre as métricas em todas as ações realizadas. Percebe-se um aprofundamento da equipe de atendimento, planejamento e operacional discutindo resultados alcançados e como ampliar as métricas. Nota-se também, uma postura madura de equipes de atendimento voltada para negócios. Inúmeros insights são criados pelas análises e levam a empresa para novos patamares de posicionamento e presença.
  • 5) Amadurecimento dos Processos: Preocupação em desenvolver a equipe do cliente e elevar seu nível de maturidade digital e dos processos comerciais. Constantemente ocorre a transferência de conhecimento entre a Agência e o Cliente sem preocupação em perder a conta. O objetivo é sobre resultados. Elevar o conhecimento do cliente vai de encontro a este objetivo? Perfeito.
  • 6) Modelo de Trabalho: Não existe preocupação da Agência sobre o volume de horas trabalhadas e sim se o resultado foi alcançado. As agências querem crescer com seus clientes, estabelecer relações de longos prazos vantajosas para ambos. O termo parceria é presente nas relações comerciais estabelecidas.

Avalie se a agência que lhe atende corresponde com os itens acima citados ou se você necessita de uma nova parceira para promover seus negócios.