Na era da informação, monitorar a concorrência não é mais simplesmente um bônus. Muito pelo contrário, essa se tornou uma atividade absolutamente vital para a sobrevivência e o crescimento de uma empresa! E o melhor é que, no ambiente digital, é possível encontrar diversas ferramentas para monitorar concorrentes, incluindo aí serviços pagos e gratuitos que oferecem dados valiosos para incrementar sua estratégia.
Desde a definição de palavras-chave no Google AdWords até o tipo de conteúdo produzido, esse monitoramento gera dados que podem se tornar excelentes insights para nortear decisões cruciais. Pronto para conhecer algumas ferramentas para monitorar seus concorrentes? Então acompanhe nosso top 5:

InfiniGraph

O InfiniGraph rastreia o que é tendência no seu segmento, focando especificamente em seu nicho. A ideia por trás da ferramenta é que você utiliza o poder da audiência para saber quais conteúdos e marcas estão em alta entre eles. Esse é um recurso que pode ser utilizado tanto para sua própria empresa quanto para a análise da concorrência. E a boa notícia é que o InfiniGraph ainda é gratuito! Os pontos altos são os insights gerados a partir das informações coletadas e a constante atualização da empresa sobre os principais assuntos do segmento. Já o ponto baixo diz respeito ao layout da ferramenta, que pode ser um pouco confuso a princípio, mas nada que treino e tempo não resolvam, ok?

Marketing Grader

Essa é uma ferramenta oferecida pela Hubspot, empresa pioneira do conceito de inbound marketing. O Marketing Grader dá a cada um de seus concorrentes uma pontuação baseada em sua presença nas mídias sociais, na qualidade do conteúdo produzido, nas técnicas de SEO e nos resultados em geração de leads. Com esses dados é possível acompanhar a evolução da concorrência a fim de compará-la a seus próprios indicadores. Outra sugestão é observar a flutuação de resultados e contrastá-la com os dados gerados na sua empresa, o que pode ser uma maneira interessante de perceber variações no seu segmento específico de mercado.

Social Mention

Quando você insere um termo específico — que pode até ser o nome de uma empresa — nessa ferramenta, ela logo apresenta um panorama completo sobre tudo o que é dito a seu respeito em blogs e plataformas de redes sociais. É possível, por exemplo, ver quantas vezes e com qual frequência esse termos são mencionados. O Social Mention também é gratuito e possui um layout extremamente simples. Uma dica é experimentar diversos termos, uma vez que a ferramenta pode não ser tão precisa. De qualquer forma, vale a pena testar!

Topsy

Apesar do preço salgado para empresas brasileiras, essa ferramenta apresenta excelentes resultados. Com ela você pode ver todos os Tweets de uma determinada empresa, desde 2006! Mesmo que não precise ir tão longe, é possível utilizar filtros para ver, por exemplo, quais foram as mensagens mais influentes. O custo para utilizar o Topsy é alto, chegando a cerca de 12 mil dólares anuais, mas também existe uma versão gratuita, com a qual você tem acesso a quase todas as informações disponíveis. Só lembrando que a paga oferece relatórios muito superiores e atualizados em tempo real.

Google Keyword Planner

Como é costume entre os produtos Google, essa é uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado para a análise de palavras-chave. Apesar de ser focada no seu próprio site e não na concorrência, encontrar dados sobre outras empresas do segmento é uma das funções do Keyword Planner. Para acessar o recurso é preciso criar uma conta gratuita em outra ferramenta do Google, o AdWords, passando aí a ter acesso ao Keyword Planner. Por meio desse recurso você pode planejar melhor suas palavras-chave e analisar sua concorrência, tudo sem gastar nem um centavo sequer!

Essas são apenas algumas das muitas ferramentas para monitorar concorrentes disponíveis na rede, mas você vai ver como já são um ótimo começo! E você, monitora sua concorrência? Que outras ferramentas usa? Comente aqui e compartilhe suas sugestões e impressões conosco! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão nossos conteúdos — como este post especial sobre os segredos da análise competitiva constante!