As estratégias de inbound marketing iniciam com a atração de tráfego qualificado, e geralmente neste momento pensamos em SEO, postagens em blogs, e-books, conteúdos para redes sociais. Mas às vezes precisamos daquele empurrãozinho, para obter resultados em curto prazo ou ampliar os resultados já atingidos. E é então que lembramos da mídia. Uma mídia bem feita não existe sem atrair tráfego e o inbound marketing parte do mesmo princípio, então por que não juntar os dois?

Continue conosco e entenda como a mídia atua na atração de tráfego qualificado.

 

Planejamento de mídia

Já falamos que um dos erros que atrapalham a estratégia de inbound marketing é a falta de planejamento, e para mídia a regra é a mesma. Para gerar tráfego, primeiramente é preciso defini-lo. Qual é o público-alvo? O que é esperado que ele faça no site?

Respondendo à estas perguntas será possível direcionar melhor a mídia. Por exemplo, quem planeja fazer um curso de comissária de bordo, provavelmente consome conteúdos em sites de moda e beleza.

O anúncio certo, na hora certa

Não é magia quando você está procurando por aquele curso de marketing digital e de repente, várias escolas estão exibindo anúncios para você por toda a web. Ou quando você assume o cargo de analista de comunicação e os anúncios no LinkedIn passam a te sugerir e-books sobre como contratar uma agência de marketing digital.

O timming para exibição dos anúncios influencia bastante na geração de tráfego qualificado, se o usuário não está pronto para realizar a ação que você propõe, pode ser um clique jogado fora.

Pensando nisso, vale incluir o remarketing, que tende a trazer de volta ao site quem acabou não convertendo na primeira visita.

A mídia não está atraindo tráfego qualificado, e agora?

Uma das vantagens da mídia digital é poder acompanhar e ajustar as campanhas com uma certa agilidade. Se ao lançar a campanha, aquela palavra-chave que parecia ser garantia de sucesso, ou aquela segmentação planejada para o Facebook, trouxe conversões que não são o foco da empresa, ajuste.

Entender melhor a persona, quais são as palavras-chave do seu negócio, qual é a oferta que converte melhor, pode não ser tão rápido quanto parece. As campanhas de mídia têm um tempo de maturação, inicialmente é preciso avaliar os resultados e aprender com a falta deles até atingir o resultado esperado. E ajustar, ajustar, ajustar!

Aproveite os dados

Com uma avaliação dos resultados obtidos por meio do investimento em mídia, é possível otimizar constantemente as campanhas e, por que não, aproveitar essas informações para as demais ações que estão sendo executadas?

As palavras-chave que têm melhores resultados podem se tornar temas para futuros posts no blog, as dúvidas em um post patrocinado no LinkedIn podem ajudar a pensar no próximo e-book. Aproveitar essas informações é uma forma de direcionar cada vez mais as ações para melhorar a qualidade das visitas ao seu site.

Então, agora que você já sabe como a mídia atua na atração de tráfego qualificado, aplique essas dicas e não deixe de nos contar quais foram os resultados!

E para ficar por dentro de todo o conteúdo que criamos em primeira mão, assine a newsletter da Next Idea e mantenha-se sempre atualizado!