Avaliar a performance de suas campanhas de e-mail marketing é muito importante para continuar gerando resultados para sua empresa. Porém, existe uma infinidade de dados que podem ser acompanhados em uma estratégia de e-mail marketing, o que pode dificultar a análise das métricas mais importantes.

Para ajudar você neste trabalho, fizemos uma lista com as 5 principais métricas para e-mail marketing, essenciais para medir o sucesso de seu trabalho. Confira!

Taxa de crescimento da lista

A taxa de crescimento da lista é uma métrica que mostra o percentual de novos leads em relação ao total de e-mails cadastrados em seu mailing.

Este é um índice importante, pois com ele você consegue medir o sucesso de sua estratégia para a captação de novos e-mails.

Se a taxa de crescimento da lista estiver baixa, é sinal de que você precisa criar iscas mais atraentes para a captação de e-mails em seu blog.

Taxa de abertura de e-mails

A taxa de abertura é uma das métricas para e-mail marketing mais importantes para avaliar o sucesso de sua estratégia.

Ela é medida por meio da soma de todas as pessoas que abriram o e-mail enviado por você dividido pelo total de pessoas que receberam o e-mail.

Com ela, é possível identificar se os assuntos de seus e-mails são capazes de atrair a atenção de seus leitores, se o horário de envio é bom ou mesmo se o nome do remetente escolhido por você é eficiente.

Caso a sua taxa de abertura de e-mails esteja muito baixa, é sinal de que estes elementos precisam ser ajustados. Ou pior: pode ser o indício que seus e-mails estão indo para a caixa de spam.

Taxa de cliques

Tão importante quanto o número de usuários que abrem seus e-mails é saber, entre os usuários que receberam seus e-mails, quantos realmente clicam nos links enviados em sua campanha.

Acompanhando a taxa de cliques de seus e-mails, é possível identificar se a oferta feita por você é atraente para seus clientes ou precisa de ajustes.

Essa métrica também ajuda a identificar problemas no assunto do e-mail, que pode gerar expectativas em seu cliente que não são atendidas ao abrir seu e-mail.

Taxa de descadastro

A taxa de descadastro indica o número de usuários que solicitaram a retirada de seu contato em sua lista de e-mail após recebê-lo.

Uma taxa de descadastro muito alta indica que algo está errado em sua estratégia e precisa ser corrigido com urgência, caso contrário toda a geração de resultados pode ser prejudicada.

O problema pode ser a frequência no envio de mensagens, qualidade de conteúdo ou mesmo nos produtos oferecidos por sua empresa.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica sobre a quantidade de pessoas que realizaram a ação que você esperava no disparo de seu e-mail — a compra de um produto ou o preenchimento de um formulário, por exemplo.

Por este motivo, essa é uma das métricas para e-mail marketing mais importantes para verificar a efetividade de sua estratégia.

Uma taxa de conversão muito baixa indica que alguns ajustes precisam ser realizados em sua campanha de e-mail marketing. Estes ajustes geralmente são no layout de seu e-mail, que não direciona o leitor para o ponto certo de seu Call to Action; na estrutura de sua landing page; ou mesmo no seu banco de dados.

Para identificar o ponto que precisa de melhorias, faça testes A/B até identificar os elementos a serem corrigidos.

Estas são as métricas para e-mail marketing mais importantes para medir o sucesso de sua estratégia. Acompanhando cada uma delas, você será capaz de otimizar suas campanhas, aumentar o engajamento com os clientes e, assim, conquistar melhores resultados.

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