O inbound marketing exige muito planejamento, dedicação e uma boa dose de paciência para que você e sua empresa alcancem o sucesso. Sendo assim, é preciso saber, antes de mais nada, que os resultados não serão imediatos! Apenas com esforço e tempo você verá os efeitos positivos dessa estratégia de presença de marca no mundo digital. Mas, de toda forma, como saber se seu plano está mesmo dando certo? Eis uma resposta simples: por meio de métricas.

As métricas de inbound marketing são fundamentais para que você identifique o que funciona ou não para sua empresa. O que trouxe tráfego para seu site? O que foi capaz de chamar a atenção dos seus leitores? É essencial que você preste atenção e avalie cuidadosamente esses índices para planejar seus passos futuros. Pronto para conhecer as principais métricas e começar a traçar táticas mais assertivas? Então acompanhe:

Retorno sobre investimento

Esse é um dos indicadores mais importantes para o inbound marketing, uma vez que com ele você consegue conhecer a performance de suas campanhas, tendo uma real noção de quais estão sendo bem-sucedidas. Para calcular esse índice, você deve fazer a seguinte conta: faturamentos – investimentos / investimentos. É uma operação bem simples — que pode ser feita, inclusive, com esta calculadora! — que leva a dados essenciais para a análise dos seus lucros.

Taxa de conversão

A taxa de conversão mede a porcentagem de visitantes do seu site que se transformou em leads — ou seja, que forneceu informações pessoais em troca de algum material ou alguma oferta. Essa taxa é importante para definir a qualidade das suas ofertas. Assim, se ela estiver muito baixa em uma determinada landing page, é interessante avaliar novamente a página. Será que tudo está funcionando corretamente? A taxa de conversão é ideal para que você aplique testes em seu site e descubra o que atrai mais seus visitantes.

Custo por visitante

Aqui vai outra conta bem simples: para achar o custo por visitante, basta dividir o número mensal de visitas pelo valor total investido por você em uma campanha. Dessa forma você consegue saber direitinho o quanto gastou para que esse visitante chegasse até seu site, blog ou perfil nas redes sociais, por exemplo. Nesse caso, quanto menor é o valor, mais fácil é para conquistar visitantes para sua página.

Custo por lead

Entende-se custo por lead como o total do investimento em inbound marketing dividido pelo total de leads gerados. Assim como o custo por visitante, essa métrica é importante para avaliar se seus esforços estão sendo bem empregados ou se você precisa mudar algo em sua estratégia — no caso de o valor estar muito alto.

Essas são apenas algumas das métricas mais úteis para avaliar as táticas de presença on-line da sua marca. Portanto, esse certamente é apenas o começo da sua análise! Não se esqueça de utilizar esses resultados para aperfeiçoar seu planejamento!

E para você, quais são as principais métricas de inbound marketing? Quais indicadores você já usa para avaliar o sucesso do seu negócio? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!