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Marketing de Conteúdo: 3 métricas que você precisa mensurar

Marketing de Conteúdo: 3 métricas que você precisa mensurar

Se você trabalha com marketing de conteúdo, possivelmente já está cansado de saber que definir se seus esforços e suas campanhas estão dando certo ou não às vezes pode ser uma tarefa bastante complicada, não é mesmo? Afinal de contas, além de serem muitas as variáveis, é necessário saber exatamente quais resultados e dados analisar para descobrir se seu público-alvo foi realmente atingido e se suas estratégias de marketing de conteúdo estão mesmo dando certo. Nessa hora a pergunta que simplesmente não quer calar é: mas como?

Pois as métricas são a resposta mais simples para essa questão. Com elas você pode analisar e mensurar exatamente aquilo que deseja saber e, assim, garantir que seu planejamento futuro será direcionado para o rumo certo. Por essas e outras é essencial que você escolha logo de início as mais valiosas para sua empresa e as avalie sempre com muito cuidado e atenção. Quer saber mais sobre o assunto, inclusive identificando as principais métricas de marketing de conteúdo que deve medir desde já? Então acompanhe:

Quais métricas mensurar?

Antes de efetivamente lançar qualquer campanha de marketing, é preciso definir seus objetivos. Nesse momento, seja o mais específico possível, evitando colocar como seu principal objetivo ganhar novos clientes, por exemplo, que é o desejo de praticamente todos as empresas. É vital saber exatamente o que você quer fazer. Quer conseguir mais tráfego para seu blog? Aumentar sua audiência no Facebook? Especifique seus objetivos e por qual canal você tentará atingi-los, facilitando assim a definição de suas principais métricas.

Mas por mais que suas metas sejam extremamente específicas, algumas métricas — mais gerais, mas nem por isso menos importantes — não só podem como devem ser usadas como forma de validar os esforços das empresas. Aqui apresentaremos as 3 principais que toda empresa deve mensurar. São elas:

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento determina quais foram os lucros reais considerando o valor aplicado na campanha. O cálculo é feito de maneira bem simples, bastando dividir a receita gerada pelo negócio pelos gastos realizados na campanha. Se o resultado dessa conta se mostrar muito preocupante, pode ser necessário reavaliar toda a estratégia.

Custo de vida de um cliente

Essa é calculada para cada um de seus clientes e determina a receita de lucros individual gerada para a empresa. Quais produtos ele adquiriu? Quanto ele desembolsou por seus serviços ao longo de seu histórico com a empresa? É uma métrica importante para entender onde cada um dos seus clientes se encontra no funil de vendas, parte vital de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Custo de aquisição de cliente

Essa métrica é extremamente valiosa para se entender como as campanhas que a empresa criou estão impactando sua geração de leads. O índice aponta para os recursos gastos tanto no processo de conquista de um cliente como em seu encaminhamento geral pelo funil de vendas.

Como mensurar essas métricas?

Vale ressaltar que já existe uma boa variedade de ferramentas gratuitas para se mensurá-las adequadamente. E a estrela desse reinado é o Google Analytics, ferramenta gratuita de análise desenvolvida pela Google. Se você ainda não usa esse recurso como parte de sua estratégia, é recomendável que corra atrás dos lucros agora mesmo, porque ele pode se tornar seu melhor amigo na avaliação de resultados.

Mas se você mal começou a mensurá-las e já sente que a análise dos dados o desanimará, faça um esforço a mais para não desistir! Lembre-se de que o marketing de conteúdo requer tempo e muita dedicação. Elas existem para ajudar, então as use a seu favor e construa uma estratégia de sucesso!

E então, pronto para arrasar na análise de resultados das métricas do seu negócio? Conhece outros índices que parecem ser interessantes? Comente aqui e divida seus conhecimentos conosco!

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Erick Iucksh Santos
Profissional com 15 de experiência em Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e segmentos. Já atuou na gestão web e atendimento de grandes marcas como Tigre. É fundador e CMO da Next Idea. A disposição para conversar, tirar dúvidas e falar de estratégias digitais para resultados.
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