Você já ouviu falar da metodologia OKR? Sabia que ela pode ser extremamente útil para otimizar a gestão de objetivos de sua empresa?

A Objectives and Key Results é uma metodologia desenvolvida pela Intel, que se baseia no desenvolvimento de em um conjunto de objetivos relacionados que devem ser atingidos, de forma conjunta ou individual, para que macro-objetivos da empresa sejam alcançados.

Esse recurso permite um gerenciamento melhor, não apenas das metas e resultados, mas também das equipes responsáveis por elas dentro da empresa.

Empresas gigantes, como Google, Twitter e Linkedin usam esse sistema para atingir objetivos ambiciosos. E sabe qual é a melhor notícia? Esse recursos pode — e deve! — ser aplicado também em sua empresa. Quer saber como? Vamos começar do começo:

Estrutura do OKR

O OKR é dividido em dois componentes essenciais, um qualitativo e outro quantitativo: respectivamente, os objetivos e os key results, ou resultados-chave.

O objetivo é aquilo que se pretende atingir como resultado final, em termos qualitativos. Já os key results são critérios de sucesso numéricos capazes de indicar progresso em termos quantitativos, de forma clara, para que se saiba se o objetivo foi alcançado.

Características do OKR

O OKR tem como finalidade conectar a empresa como um todo e simplificar a busca pelos objetivos. Por isso, em sua metodologia, os objetivos são elaborados em ciclos curtos de definição — em vez de ciclos anuais, por exemplo, os períodos são menores, de três meses. A ideia é tornar sua gestão mais simples e os feedbacks para acompanhamento dos resultados mais frequentes.

Além disso, o ideal é que os objetivos sejam mensuráveis, facilitando a compreensão e acompanhamento, além de confiáveis e transparentes, para que sejam visualizáveis para toda a equipe.

O número de objetivos por funcionário também deve ser restrito a cinco, em média, com cerca de quatro key results para cada. O ideal, pela qualidade de integração desta metodologia, é que funcionários e gestores trabalhem juntos tanto na definição de objetivos quanto key results.

É importante enfatizar que a metodologia OKR é uma via de mão dupla: assim como há objetivos e resultados-chave definidos pelos gestores, há objetivos e resultados-chave definidos pelos funcionários envolvidos.

Funciona da seguinte forma: o gestor de uma loja pode definir o objetivo de aumentar as vendas em 10% em um mês. Os funcionários envolvidos no projeto, baseados em sua experiência, trazem então o objetivo de melhorar a divulgação da loja. A ideia é gerar colaboração e cooperação para que a busca pelos resultados seja ainda mais eficaz.

Primeiros passos na OKR

A metodologia OKR começa com a definição dos objetivos principais da empresa, de modo que sejam qualitativos e mensuráveis. A partir de então, deve-se definir os resultados-chave principais e os desdobramentos desses resultados, além de metas que complementem e facilitem a realização dos objetivos mais amplos. E lembre-se: tudo em ciclos curtos de tempo, sempre!

Os objetivos são, então, distribuídos entre as equipes responsáveis pelos projetos. Assim, os resultados tendem a ser alcançados com maior facilidade, desde que as equipes estejam envolvidas, respeitando suas metas e procurando cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos. São as equipes e a capacidade de sua liderança de delegar atividades que farão a diferença no resultado final.

Como implementar OKR

A implementação da metodologia OKR na empresa começa com ações de curto prazo, de maneira que ela seja incorporada gradualmente no sistema.

São definidos os objetivos a serem executados por etapas, de acordo com o sucesso alcançado em cada uma delas. Assim, o primeiro passo é definir OKR trimestrais, depois seus resultados-chave e como será feito o acompanhamento.

Um passo a passo para a aplicação seria:

  1. Defina o grande objetivo da empresa para o ano. Uma loja de artigos esportivos, por exemplo, pode definir que pretende aumentar as vendas em 50% nos mercados em que já atua.
  2. Encontre os três objetivos mais relevantes para o próximo trimestre. Isso deve ser feito com apoio de todos. O que é necessário para dar os primeiros passos? Eles podem ser, no nosso exemplo, aumentar a divulgação, treinar os vendedores e ampliar o portfólio de produtos.
  3. Crie entre três e cinco resultados-chave que você considera importante serem alcançados para os objetivos desse período. Para a divulgação, por exemplo, eles podem ser: aumentar o orçamento em 10%, comprar 5% mais mídia e anunciar em mais três veículos especializados. Lembre-se que precisam ser mensuráveis.
  4. Faça a divisão de tarefas entre suas equipes de acordo com a capacidade de absorção de cada uma. No nosso exemplo, a divulgação e o portfólio de produtos ficam a encargo do marketing e o treinamento seria organizado pela área de recursos humanos.
  5. Mensure os key results criados semanalmente e mensalmente. É importante ter esse acompanhamento constante para prevenir problemas e garantir resultados. A empresa conseguiu anunciar nos três novos veículos que pretendia?
  6. Ao final do trimestre, refaça os passos, sempre mantendo dados dos objetivos e resultados-chave alcançados anteriormente.

Principais vantagens da OKR

Pelas suas características, a OKR traz uma série de vantagens únicas. A primeira delas é a simplificação dos processos. Com um ciclo menor, objetivos e resultados-chave definidos, tarefas bem distribuídas e toda integração da equipe, seus esforços certamente vão gerar muito mais resultados.

A metodologia OKR também ajuda a reduzir problemas como o estresse relacionado ao cumprimento dos projetos, responsabilização de colaboradores por danos e ainda permite flexibilidade e ajustes rápidos de estratégia. O resultado é mais produtividade e investimentos de tempo e recursos mais inteligentes.

A equipe também ganha em integração, o que eleva a autoestima dos envolvidos, seu conhecimento sobre os processos da empresa e a habilidade para encontrar problemas e propor soluções.

Metodologia OKR: gestão de metas

Empresas no mundo inteiro executam ações com efetividade e obtém retornos incríveis por usar ferramentas complexas, como a MBWA e o Brand Character.

Mas nem sempre complexidade significa os melhores resultados. A metodologia OKR é acessível para qualquer porte de empreendimento e garante retorno. Faça como o Google e outros gigantes, aplique a metodologia OKR e obtenha excelentes benefícios para sua empresa.

E aí, gostou de saber mais sobre a metodologia OKR? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!