Todo esforço do time de vendas existem para aumentar o número de clientes, certo? Mas nem todas as organizações sabem como acompanhar adequadamente a evolução dessas iniciativas para terem a certeza de que estão no caminho certo. É aí que entra a mensuração de resultados, uma prática que deve fazer parte de todo e qualquer planejamento de marketing. Quer saber por quê? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

 

 

O que é mensuração de resultados?

Quando você constrói seu planejamento estratégico de vendas, tem acesso aos números atuais da empresa e determina seus objetivos de crescimento, certo? Além disso, é a hora também de estipular metas para cada ação desencadeada. Assim, como uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, é preciso focar nos desdobramentos: quantos leads essa campanha deve trazer e quantas conversões em vendas precisa proporcionar?

Afinal de contas, mensurar resultados nada mais é que acompanhar a evolução desses números até que eles atinjam o objetivo determinado no planejamento. E essa mensuração pode ser feita de diversas maneiras, mas a melhor forma é ter a seu alcance uma ferramenta que permita a análise desses dados, dando a você e ao seu time o poder de agir o mais rápido possível para corrigir qualquer falha nas estratégias elaboradas e, assim, maximizar os resultados.

Por que mensurar os resultados?

A partir da mensuração de resultados é possível direcionar seu time de vendas para atividades mais estratégicas e efetivas, deixando de lado aquelas ações que em muito pouco colaboram para o retorno esperado. Dessa forma os esforços se mantêm concentrados no que vem sendo realmente eficaz em relação à captação e à retenção de clientes.

A lógica é super simples: se você não mede a eficácia de suas ações de marketing digital, como saberá se elas estão mesmo trazendo o retorno desejado para seu time de vendas? Viu só como o que não pode ser medido realmente não pode ser gerenciado?

O que mensurar na sua empresa?

Cada empresa possui suas particularidades e terá um rol de metas e indicadores próprios, mas é possível destacar, desde já, algumas das métricas mais comuns para que seu time de vendas se torne mais efetivo em suas ações. Então dê uma olhadinha:

  • Número de visitantes ao site: mede o alcance das estratégias desenvolvidas;
  • Páginas mais visitadas: analisa quais produtos ou serviços são de maior interesse;
  • Número de visitas a cada página: aponta onde está o interesse dos usuários;
  • Custo por aquisição: diz quanto custa para a empresa adquirir um novo cliente;
  • Taxa de conversão: informa o número de leads que se transformam em clientes;
  • Retorno sobre o investimento: aponta o lucro com cada ação de marketing digital para as vendas.

Você pode nos questionar: bem, existem algumas métricas de marketing nessa relação. O fato é que é importante que o time de vendas conheça também esses dados para ajudá-los na mensuração de resultados. Perceba que a partir da mensuração de resultados, o time de vendas fica mais informado, o que o ajuda a avançar o lead no funil comercial. Essas informações são determinantes para que seu time de vendas atenda aos clientes com mais qualidade e oferte aquilo que eles realmente buscam, aumentando as chances de fechamento das vendas.

A partir do momento em que você entra na cabeça do seu cliente e o conhece com maior profundidade, pode desenvolver estratégias de marketing e vendas mais eficazes e personalizadas, potencializando as competências do seu time de vendas para que proporcionem um desempenho de excelência.

Agora que você já sabe por que mensurar, que tal conhecer, em mais detalhes, as métricas que deve acompanhar? E não se esqueça de comentar aqui para compartilhar suas impressões conosco, ok? Participe!