Estamos no clima do Oscar, acompanhando os indicados, torcendo pelo Leonardo DiCaprio e curiosos pelos looks do tapete vermelho. Por isso resolvemos criar nossa própria premiação, mas em vez de nomeados por atuação temos os nomeados para melhores práticas do inbound marketing. Acompanhe!

Categoria Atração

Não queremos qualquer tráfego pro nosso site, queremos o tráfego qualificado. Por isso, essa categoria merece nossa atenção, os nomeados dessa categoria não só trazem pessoas para nosso site, mas têm que trabalhar duro para trazerem a persona. E os indicados são…

1- Criação de conteúdo

Um bom conteúdo ajuda as pessoas  a se sentirem empoderadas a fazer mais, parafraseando Wil Reynolds em sua palestra no RD Summit de 2015. Produza conteúdo relevante e se pergunte, você pagaria por esse conteúdo que está produzindo? Se a resposta for sim, você está indo no caminho certo.

2- Divulgação

Você produziu um conteúdo ótimo, agora divulgue-o! Estes dois nomeados contracenam juntos nos filmes de inbound marketing, pois formam uma boa dupla. Publique seu conteúdo no blog e use as redes sociais e o e-mail para divulgá-lo.

3- Palavras-chave

As queridinhas do SEO estão sempre nas capas das revistas ou, no caso, nos posts que falam sobre indexação de conteúdo. Lembre-se de que elas não gostam de repetir falas, como faziam um tempo atrás, vale mais usar variações da mesma palavra-chave que tem o mesmo significado, já que as buscas do Google se baseiam na intenção de busca.

Categoria Conversão

Aqui uma ação vale mais do que mil palavras. Estamos num filme francês, preste atenção na estética, você terá poucas falas e o clima é de romance. Se eu fosse comparar com um filme, seria O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, com aquelas cores e o lead talvez fosse o Nino, (alerta spoiler de um filme de 2001) que no fim namora com a Amelie.

1- Call-to-actions

Um bom CTA tem uma ação bem clara para o usuário, você precisa ser direto, nada de falar muito. Assim como vou fazer para este nomeado.

2- Landing pages

Uma landing page é como o cenário de um filme romântico, o restaurante que o mocinho levou a menina para pedir em namoro. Esta página deve ser convincente e ter uma ênfase visual ao valor, sem links externos e, assim como no item anterior, seja direto.

Categoria Fechamento

Agora chegou a hora do diálogo, nada como uma conversa para prender nossa atenção, o filme Os 8 Odiados fez isso muito bem, claro, junto com todo aquele sangue. Veja os indicados para a categoria fechamento!

1- Nutrição de leads

Procure manter um diálogo mesmo, um monólogo não é bem-vindo por aqui. Mesmo que você faça toda a fala, o lead já te deu a deixa baixando um material sobre o assunto que o interessa, ou acessando uma página do seu site que tem um conteúdo relevante para ele, então, comunique algo relevante para ele.

2- CRM

Este nomeado mantém as informações dos seus leads que estão em processo de negociação, saiba utilizá-las à seu favor. Manter o CRM atualizado, inclusive com as taxas de fechamento, é uma boa forma de entender melhor os pontos que precisam de otimização.

3- Smarketing

O alinhamento entre a equipe de marketing e de vendas para produzir resultados extraordinários para a empresa merece mesmo destaque. Com o smarketing a empresa aproveita melhor os leads e aumenta a taxa de conversão! Fizemos um post completo sobre o assunto, acesse.

Categoria Encantar

Quer ser sucesso de bilheteria? Chegou a hora de encantar o cliente. Essa parte do processo às vezes é deixada de lado, mas a venda não é o fim do trabalho. Será que o seu cliente compraria mais um ingresso pro seu filme? Será que se o filme tiver continuação, ele voltará para assistir? Isso provavelmente não aconteceria, sem essa categoria. Confira os indicados:

1- Redes sociais

Manter uma página do Facebook, no Twitter ou Linkedin é uma das formas mais utilizadas atualmente para manter um relacionamento com o cliente. Para que essa ferramenta maravilhosa não acabe se tornando um vilão e que o final desse filme não seja catastrófico, conheça 9 erros de redes sociais que você não deve cometer.

2- E-mail

O e-mail morreu? O e-mail não morreu? Tem quem diga que sim, e existem posts com todo esse debate sobre a morte das ferramentas, quase pior que o debate sobre a morte do Glenn no The Walking Dead. (Alerta spoiler) Mas assim como o Glenn retornou dos mortos, o e-mail pode acabar surpreendendo. Uma dica: faça-o o mais pessoal possível, com base nos interesses da base, utilizando o nome e abrindo um canal de conversa.

E o Oscar vai para…

Você! Se seguir as melhores práticas, claro. Não seja o Leonardo DiCaprio da geração de leads que muitas vezes nadou e morreu na praia.  Ok, piadas com o Oscar do DiCaprio à parte, esperamos que essas dicas tenham te dado novas ideias!

Se tiver alguma dúvida sobre inbound marketing ou desejar conversar mais sobre o assunto, entre em contato com a gente.